AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Cultura

Para ver e ler

4 quadrinhos inspirados em clássicos nacionais

Clássicos serão sempre clássicos, mas quando a leitura não é obrigatória, muita gente pode ter preguiça de abrir um desses livros. Para incentivar o mergulho nessas narrativas, algumas obras ganharam sua versão em graphic novels. Separamos 4 quadrinhos nacionais para você conferir: 

Dom Casmurro - Machado de Assis

Capitu traiu ou não Bentinho? Para além dessa dúvida universal, o clássico de Machado de Assis, escrito em 1899, traz todo o enredo ente o casal, onde o leitor é convidado a tomar uma posição diante dos fatos. A adaptação dessa HQ foi     feita por Ivan Jaf com arte de Rodrigo Rosa.

Grande Sertão: Veredas - João Guimarães Rosa

O principal romance da literatura brasileira do século XX virou uma graphic novel com roteiro de Eloar Guazzeli e ilustração de Rodrigo Rosa. Escrito por Guimarães Rosa escrito em 1956, o livro narra as memórias de Riobaldo, preservando a linguagem do autor mineiro. 

Triste Fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto

O romance de 1911 é um clássico que quase todo mundo leu na escola. Mas se você não teve a oportunidade, a versão roteirizada por Flávio Braga com desenhos de Edgar Vasques traz de forma a sátira de Lima Barreto aos ideais positivistas e nacionalistas que nortearam a Primeira República.

Macunaíma – Mário de Andrade

Criado por Angelo Abu e Dan-x, Macunaíma Em Quadrinhos recria de maneira rigorosa a saga imaginada escrita por Mário de Andrade em 1928. A adaptação do romance mostra o herói sem nenhum caráter, personagem singular da literatura brasileira.