AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Inovação

Abre a câmera e descobre!

O Google Lens vai mudar a forma como procuramos as coisas

Imagem: Divulgação

A Google anunciou recentemente, em sua tradicional conferência Google I/O 2017, que um dos mais fantásticos recursos de seu Google Assistant irá integrar a plataforma Android, permitindo a busca em tempo real por meio de imagens apontadas pela câmera do celular.

O CEO da gigante de buscas, Sundar Pichai, deu como exemplo o seguinte: para saber a espécie de uma flor bastará apontar a lente da câmera do celular para ela que a infomação aparecerá em instantes na tela – isto é, sem necessidade de tirar a foto e remetê-la para a Google.

Outro exemplo. Viu um poster de um show que irá acontecer e se interessou? Abra a câmera e aponte para ele. As informações sobre a venda de ingressos aparecerão em questão de segundos na telinha do seu celular.

O Google Lens não é, assim, uma grande novidade, afinal o Google Translate já possui há tempos um recurso que traduz palavras de outros idiomas em tempo real, bastando para tal apontar a câmera para onde essa palavra se encontra.

Mas não dá para não dizer que o salto com o Google Lens será significativo e incrementará a forma como lidamos com as buscas na internet. A expectativa é de que ele esteja disponível como feature do Google Fotos já nos próximos meses.