AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Esportes

Tecnologia no esporte

Conheça as tecnologias que estão mudando o esporte

Imagem: Robocup

Mudanças no esporte, principalmente no futebol, geralmente são vistas com receio pelos fãs. Gostando ou não, as inovações tecnológicas estão presentes em tudo e vão modificando uniformes, regras, interação e desempenho dos atletas. Confira algumas dessas tecnologias:

Equipamentos sob medida

Nadadores já usam roupas tecnológicas sob medida há algum tempo. Mas elas podem chegar para mais esportistas. Cientistas da Universidade de Cornell estão usando “scanners de corpo”, que detectam cerca de 300 mil pontos do corpo da pessoa para desenvolver equipamentos feitos especialmente para cada atleta.

Big Data

Milhões de informações são geradas pelos atletas enquanto estão treinando ou competindo. Com a capacidade de armazenar e analisar esse grande volume de dados, equipes podem não só conhecer o adversário melhor, como avaliar o seu próprio desempenho, individual e em conjunto. 

Softwares de performance

Monitorar batimentos, movimento, temperatura e muito mais. Já existem softwares, inclusive vestíveis, que fazem tudo isso. O Ubersense, um aplicativo de uma startup dos EUA Estados Unidos, oferece análise de vídeo em tempo real e feedback através de qualquer smartphone. O app captura cada movimento e treinadores podem analisar a performance de cada atleta. 

Robôs

Ninguém disponível para treinar com você? Isso não é um problema quando existe o TrainerBot, um robô que auxilia atletas de tênis de mesa no treino. Iniciativas para outros esportes também existem, como golfe, basquete, vôlei e até time de futebol já é formado por eles, participando da RoboCup (Copa de Robôs).

Sistemas de arbitragem

Muito controverso, a assistência ao árbitro ainda está sendo estudada em muitos esportes. Sistemas já têm sido implementados no baseball, cricket, rugby e tênis. Mas com toda a evolução e redução de erros, não vai demorar muito para o futebol também adotar essa tecnologia.

Redes sociais

Não é nenhuma novidade, mas mídias como Twitter e Facebook mudaram a forma como os espectadores interagem com o esporte. E cada vez mais reconfiguram essa relação. Se pensarmos que todos já assistem jogos com pelo menos uma segunda tela para acompanhar, dar sua opinião e estar em contato com mais informações, a hiperconectividade trouxe uma mudança na forma de fãs compartilharem suas experiências.