AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Inovação

Appetite!

Em breve, app informará ingredientes e receitas a partir de fotos de pratos

Imagem: Freepik

Pode anotar. Ou melhor: pode dar print: no futuro, teremos um aplicativo em nossos celulares que, a partir de uma foto de um prato de comida, nos informará quais ingredientes aquele prato contém e por meio de qual receita chegaremos naquele resultado.

E quem está bancando essa afirmação é nada mais, nada menos que os pesquisadores do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial, do MIT, nos EUA. Em outras palavras, o

Ou seja, a coisa é séria e ainda falta um bocado de tempo até virar realidade. Mas a ideia caminha a passos largos e, por meio de um sistema baseado em machine learning, eles já conseguiram criar um programa que analisa imagens e as compara com enormes bancos de dados referenciais.

Os testes realizados até então já contam com uma taxa de acerto de cerca de 65%, o que, convenhamos, é um número bastante respeitável e promissor.

Mas a ideia é ir além de ser um mero app para descobrir as receitas que o Alex Atala usa em seus restaurantes – a meta é usar todo o conhecimento obtido a partir de análises sobre conceitos como “frito” e “cozido”, entre outros, e que já são reconhecidos pelo sistema, para no futuro gerar aplicações que melhorem a saúde das pessoas a partir da transformação de seus – nossos! - hábitos alimentares.