AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

AeC Acontece

Programa Vida completa 1 ano

Programa da AeC que acompanha gestantes de toda a empresa já cuidou de mais de mil futuras mamães

Foto: Arquivo AeC
 
 
A notícia da gravidez nem sempre é bem recebida pelas empresas, o que gera insegurança e apreensão das futuras mamães. E é por isso que foi criado pela AeC o Programa Vida, que acompanha e orienta todas as colaboradoras da companhia sobre benefícios e direitos da gestante até os primeiros cuidados com o bebê. O programa, criado em março de 2012, tem adesão voluntária e contempla todas as unidades da empresa. Contabilizando todas as sete cidades em que tem unidade, a AeC já atendeu mais de mil gestantes.

Assim que ficou sabendo que estava grávida, a funcionária da unidade da AeC de Governador Valadares, Grazieli Barbosa, se cadastrou no Programa Vida e contou com todo o apoio da empresa até o nascimento do bebê João Eduardo, que nasceu no dia 27 de dezembro de 2013. Ele chegou ao mundo com saúde, pesando 3,850 quilos e medindo 51 centímetros.

Grazieli conta que toda a gravidez foi tranquila, principalmente por ter recebido muito carinho e apoio. Ela passou por todas as etapas do programa com a AeC que inclui a mudança da cor da cordinha do crachá – para facilitar a identificação da colaboradora gestante por todos os funcionários da empresa – a participação em palestras informativas sobre gravidez oferecidas pela empresa e a realização dos exames do pré-natal. 

“Somos tratadas com muito carinho por todos da empresa, mesmo antes de a barriga aparecer. Isso contribuiu para a minha gravidez ser maravilhosa”, elogia. A mamãe explica que os cuidados médicos durante a gravidez também foram muito importantes e, além disso, como benefício por participar de todas as etapas do programa, conseguiu dez dias a mais de licença maternidade e pôde usufruir da isenção de coparticipação de consultas.

“O programa me incentivou muito, fiz de tudo para ganhar todos os dias oferecidos para ficar mais em casa com meu bebê. Está aí o resultado deste projeto maravilhoso! Meu filho nasceu muito saudável e ainda fomos presenteados”, comemora. A colaboradora se referiu ao “Kit Programa Vida” que as recém-mamães recebem nos primeiros dias de vida do seu filho, com itens para o cuidado do bebê, como bolsa, porta cartão de vacinação e roupinha. “Agradeço à minha Supervisora e a todos os meus colegas pelo carinho e paciência. Agradeço à empresa pelo Programa Vida e a todos da família AeC”. 

Como funciona o programa – A descoberta da gravidez desperta na mulher trabalhadora uma série de preocupações e inseguranças, muitas delas devido à falta de informações sobre a própria gestação e sobre os processos e benefícios que a envolve. Para participar ativamente deste momento importante no cotidiano das colaboradoras, foi criado pela AeC o Programa Vida, com ações de prevenção e promoção da saúde das colaboradoras. Desta forma, a empresa contribui promovendo o acesso a informações desde o início da gestação, que possibilita o desenvolvimento das atividades da colaboradora com segurança, para que tenham uma gestação e licença maternidade tranquilas.

Números - Dos quase 25 mil funcionários da AeC, cerca de 18 mil são mulheres, o que representa mais de 73% do total. Desde a criação do Programa Vida, 1.056 grávidas já se inscreveram, sendo que atualmente estão sendo atendidas 429 gestantes.