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Esportes de inverno

Cuidados especiais na hora de se exercitar no frio

 
Foto: Divulgação


 
Todo ano é assim. A temperatura começa a baixar e as pistas e academias vão ficando um pouco mais vazias. Com o frio, aumenta aquela vontade de ficar em casa, e a preguiça de praticar exercícios físicos é mais forte do que em outras épocas.
 
Os ventos gelados do outono e do inverno, porém, não são desculpa pra deixar de se exercitar. Com alguns cuidados especiais e um pouco de ânimo, é possível manter uma rotina saudável mesmo durante os meses mais frios.
 
Segundo especialistas, a temperatura ideal para se praticar exercícios é de 20 graus. Quando o clima está um muito mais frio do que isso, como costuma acontecer em algumas regiões do Brasil nos meses de julho e agosto, é importante proteger algumas das partes do corpo que mais sentem com a queda da temperatura: mãos, pés e cabeça.
 
Em condições não tão severas, a dica é não deixar de se agasalhar, mesmo que o frio não esteja tão intenso. Usar calça e jaquetas corta-vento pode prevenir possíveis doenças. O ideal são peças mais justas e coladas à pele, que nos protegem ainda mais do ar que vem de encontro a nós quando corremos, por exemplo.
 
É importante começar as atividades de forma leve, dando mais tempo para a musculatura se descontrair. No frio, o aquecimento antes dos exercícios é mais do que essencial. À medida que o corpo vai esquentando durante a atividade, vá tirando os agasalhos aos poucos.
 
Além de tudo isso, beber água deve ser parte da rotina diária em qualquer temperatura, principalmente durante os exercícios. Seguindo recomendações médicas e sempre respeitando seu limite, é possível manter a saúde em dia em todas as estações!