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Xô sedentarismo!

Escolha e comece já sua atividade física

Foto: Divulgação


Gosta de exercícios aeróbicos? E musculação? Prefere esportes coletivos ou individuais? Quando o assunto é atividade física, as opções de modalidades esportivas são infinitas. Para sair do sedentarismo, algumas atividades básicas podem, inclusive, ser feitas dentro de casa e ao ar livre. Essa pode ser uma forma de começar ou ampliar os exercícios!
 
É necessário ponderar as características de cada tipo de treinamento e as limitações do seu corpo para escolher o mais adequado. Quem tem problemas nas articulações, por exemplo, deve evitar atividades de impacto, como futebol e corrida.
 
Listamos as características de alguns dos exercícios mais praticados entre os brasileiros para você escolher:
 
Musculação
Esta é uma boa opção tanto para quem quer emagrecer, quanto para quem quer engordar com saúde. Em alguns meses de prática, fortalece e define a musculatura, ajuda a emagrecer, favorece a qualidade do sono, reduz o risco de problemas cardíacos, diabetes, colesterol alto, hipertensão e melhora a postura.
 
Ciclismo
O ciclismo gera pouco impacto, por isso, é ideal para pessoas que já tiveram lesões. Outra vantagem é que a bicicleta pode ser integrada ao seu dia a dia. Em vez de ir trabalhar de carro ou ônibus, experimente usar a “magrela”. Faz bem para você e para o meio ambiente.
 
Corrida
É uma modalidade para quem quer emagrecer ou trabalhar a musculatura, e ainda é indicada para ajudar quem tem problemas respiratórios. As pernas serão as principais beneficiadas. Assim como o ciclismo, a corrida pode ser praticada em qualquer lugar. É só ter o tênis certo para evitar lesões.
 
Danças
As danças são atividades mais lúdicas. Melhoram a coordenação motora, fortalecem a musculatura, fazem emagrecer, favorecem a memória, a expressão corporal e a capacidade cardiorrespiratória. Além disso, podem ajudar a trabalhar a timidez.
 
Futebol/Basquete/Vôlei
Estes esportes coletivos exigem agilidade, coordenação, trabalham a musculatura e o sistema cardiorrespiratório, além de fortalecer o trabalho em equipe, claro. São ótimos para crianças e para quem busca no esporte uma forma de interação.
 
Natação/Hidroginástica
Estas são as atividades perfeitas para idosos e pessoas que já tiveram lesões. O exercício dentro d’água tem muito menos impacto, e pode ser tão intenso quanto qualquer outro. A prática ajuda a emagrecer e a regular a pressão arterial, fortalece a musculatura, melhora a coordenação motora, a flexibilidade, a circulação sanguínea e a respiração.