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Você está treinando da maneira certa?

Saiba como praticar exercícios de fortalecimento muscular

 
​​Foto: Divulgação
 
 
Essencial no tratamento e prevenção de lesões, o fortalecimento muscular exige movimentos adequados para o treino – e estes, muitas vezes, fogem do óbvio. Cada grupo muscular trabalha de uma forma, e é preciso treiná-los da maneira como eles funcionam, para que a intervenção seja efetiva. Veja a forma correta de treinar alguns músculos:
 
Os músculos da coluna vertebral mantêm o corpo ereto e ficam com uma contração de pequena magnitude por longos períodos. Então, treiná-los com pesos e movimentos rápidos, como é feito tradicionalmente, não é o mais adequado. Exercícios leves e lentos, ou isométricos, podem parecer mais fracos, mas geram um efeito melhor nessa musculatura, por estimulá-la da mesma maneira que ela funciona. Com os músculos do pé, é a mesma lógica. Eles têm função da sustentação do peso do corpo por períodos prolongados. Então, é melhor realizar mais repetições com pouca carga do que várias repetições com carga alta.
 
Os músculos que estabilizam articulações, como o ombro e o quadril, se situam em camadas mais profundas. Para treiná-los, a preferência também é por exercícios isométricos com pouca carga. Já os músculos como bíceps do braço e o tríceps da perna (panturrilha), que são os principais motores de articulações, é a contração forte e rápida, com treinos com cargas mais altas, que traz os principais benefícios.