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Meditação: entenda por que vale adotar a prática

 
 
Foto: Divulgação

 
 
Melhorar a qualidade de vida de pessoas com dores crônicas, insônia, câncer e depressão, além de reforçar a imunidade, reduzir o nível dos hormônios do estresse, a pressão arterial e o risco de doenças do coração: todos esses são benefícios da meditação comprovados por diversos estudos que corroboram a relação direta da prática com a saúde e o bem-estar. No Brasil, desde 2006, a meditação é oferecida nas unidades básicas de saúde como um suporte no tratamento de doenças da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, do Ministério da Saúde.
 
Esqueça a ideia de esvaziar a mente: a definição atual de meditação tem tudo a ver com estar presente no momento. Há diversas correntes da meditação, e uma das que está conquistando mais adeptos e possui maior relação com os tempos atuais é a linha da Atenção Plena, ou Mindfulness. A prática destaca a valorização do foco. Em um tempo em que é comum a distração e o grande fluxo de pensamento, é mais provável reagir por impulso do que se posicionar como protagonista de suas decisões.  O que a meditação da Atenção Plena propõe é focar no que está acontecendo de fato ao redor para fazer escolhas sábias de como agir em cada situação, tirando a mente do automático. A prática ajuda a aliviar o estresse e a ansiedade, melhorar o sono e equilibrar a vida.