AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Esportes

Pra todo mundo

Descubra os benefícios do treinamento funcional

Foto: Divulgação 


 
Levantar peso, abaixar os braços, empurrar o aparelho... Uma, duas, 15 vezes... Os exercícios de musculação podem parecer monótonos para algumas pessoas, e muitas vezes são mesmo! Para dar mais movimento e motivação àqueles que não querem deixar o sedentarismo dominar sua saúde, algumas modalidades oferecem exercícios diferenciados e ótimos resultados para o corpo. É o caso do treinamento funcional, uma técnica que envolve os movimentos do dia a dia para tonificar os músculos, sem exagero.
 
O treinamento funcional é baseado nos exercícios que fazemos o tempo todo, mesmo que inconscientemente. Levantar da cama, pegar algo no chão, caminhar: os movimentos naturais do ser humano podem ser uma ótima forma de ganhar resistência, flexibilidade e condicionamento físico. Evitando os movimentos repetitivos, o método usa posições com o mínimo risco de lesões, com foco principal no fortalecimento dos músculos.
 
Ideal para quem não quer monotonia nem ganhar músculos demais, o treinamento funcional usa instrumentos leves, como bolas, discos e elásticos. Através de séries integradas, ele pode envolver diversas partes do corpo em um mesmo exercício, elevando a frequência cardíaca e ajudando na queima de calorias.
 
Mas os benefícios vão além do emagrecimento. O treinamento funcional pode ser praticado em qualquer lugar, e, por usar ferramentas comuns e apresentar baixo risco, quase não possui contraindicações. Após um tempo de prática continuada, a técnica aumenta a força, o equilíbrio, a agilidade e a coordenação. É o fim da desculpa para o sedentarismo!