AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Esportes

Chorando pelo suor derramado

O que não fazer depois de praticar exercícios físicos

 
Foto: Divulgação
 


 
A rotina de atividades físicas exige muito mais do que disciplina na hora de malhar e cuidados para evitar lesões. Mesmo indo à academia três vezes por semana e cuidando da alimentação, algumas práticas devem ser adotadas sempre que você terminar o exercício, para não jogar todo o esforço por água abaixo. Conheça quatro das coisas que você não deve fazer quando terminar seus exercícios:
 
Ficar com o estômago vazio
Ficar sem comer não é a melhor opção para manter o corpo em forma. O mesmo vale para momentos depois do exercício. Assim como não é recomendado praticar atividades físicas com o estômago vazio, também não faz bem ficar muito tempo sem comer ao finalizar. Alimentar-se é essencial para ajudar na recuperação dos músculos e manter a saúde em dia. Mas lembre-se de não comer nada pesado: uma combinação de pão integral, queijos magros e castanhas, por exemplo, pode ser uma boa opção.
 
Deixar de fazer alongamento
Depois de movimentar o corpo, é importante deixar que seus músculos relaxem e os batimentos cardíacos voltem ao normal. A prática de exercícios não acompanhada pelo alongamento não traz os resultados esperados e pode até ser perigosa para a saúde. Além de diminuir o risco de lesões, ele ajuda na redução da pressão sanguínea e evita aquelas dores comuns no dia seguinte.
 
Não dormir direito
Passada a agitação do exercício, o ideal é não ir para a cama muito tarde. Se o momento do exercício te faz perder calorias, a hora do sono é a que permite aos seus músculos se recomporem por completo, deixando-os preparados para o dia seguinte. Dormir bem e na hora certa faz descansa o corpo e relaxa a mente. Por isso, boas horas de sono são tão importantes para a saúde quanto a prática regular de exercícios.
 
Tomar banho mais tarde
Mais do que um hábito higiênico, o banho pós-treino é necessário para manter a saúde do nosso corpo. Quando ficamos muito tempo com roupas e acessórios suados, facilitamos a proliferação de fungos que adoram humidade e veem na nossa pele um lugar ótimo para morar. Para evitar doenças, micoses e infecções, tome banho ou pelo menos troque de roupa logo depois de se exercitar.