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Atitudes que melhoram a saúde em segundos

 
Foto: Divulgação
 


 
Alterar os hábitos pode ser uma tarefa mais desafiante do que parece. Alimentar-se melhor, praticar atividades físicas e aumentar o tempo de sono, por exemplo, são atitudes que dependem de muita motivação e, aos poucos, tendem a cair na rotina do desleixo novamente. Alguns pequenos atos, porém, podem ajudar na sua saúde e tomar pouquíssimo do seu tempo. São pequenas ‘pílulas’ de bem-estar que podem ser inseridas facilmente no seu dia a dia.
 
Lave as mãos – Parece bobo, mas faz toda a diferença. Com menos de um minuto, um pouco de água e sabão, você se protege de doenças como resfriados e conjuntivite, além de dar uma sensação de refrescância que pode ajudar a amenizar a condição térmica do corpo.
 
Distribua abraços – Não é só um conselho de mãe, não. Estudos comprovam que um abraço afetuoso fornece um suporte social capaz de reduzir o risco de infecção quando as pessoas estão em situações conflitantes. Com efeitos psicológicos, ele reduz o estresse e transmite apoio e intimidade.
 
Dê gargalhadas incontidas – Rir é o melhor remédio. Mesmo. Dar risada traz benefícios comprovados à mente e ao corpo, liberando hormônios que ajudam na proteção da saúde.
 
Respire fundo – Mais do que a ação involuntária que exercemos o tempo todo, respirar deve ser um hábito mais valorizado. Tirar um minutinho do seu dia para se concentrar no ar que entra e sai e respirar profundamente pode reduzir a produção do hormônio do estresse, além de interferir na imunidade e no metabolismo.
 
Coma chocolate e pimenta – 60 segundos são suficientes para acrescentar à sua dieta um pedacinho de chocolate amargo por dia. O alimento ajuda na saúde cardiovascular assim como a pimenta ajuda na proteção do fígado. Pequenas quantidades podem fazer uma grande diferença.