AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Esportes

Lugar de criança é na quadra

Dicas para incentivar seu filho a praticar esportes

Foto: Divulgação
Movimentar o corpo faz bem para a saúde física e mental. E isso vale para qualquer idade! A prática de exercícios, se envolvente e divertida, pode ser mais do que uma obrigação, tornando-se um hábito que passa de pai pra filho.
 
Inserir as atividades físicas na rotina de seu filho pode não ser uma tarefa fácil, assim como priorizar uma alimentação saudável. Se, para os adultos que conhecem os benefícios dos cuidados com a saúde, coloca-los em prática já é difícil, imagine para as crianças, certo? Não necessariamente.
 
Brincar e se movimentar são ações muito mais prazerosas e naturais quando se trata dos pequenos. Assim que começam a andar, eles passam a sentir a necessidade de colocar o corpo em constante agitação. Apesar disso, é importante que os pais incentivem rotinas equilibradas e brincadeiras que estimulem a criatividade e a interação.
 
Acontece que muitas crianças acabam tendo sua energia limitada por dificuldades de tempo, atenção e locais adequados. Trocar o vídeo game e o computador pelo campo e pelo parque, portanto, são atitudes que, muitas vezes, precisam de uma forcinha dos pais para se transformarem em um programa divertido e recorrente.
 
Já parou pra pensar no tanto que você corria, pulava corda e jogava bola quando era criança? E que isso não era nada penoso naquela época? Exercícios físicos na infância são, antes de tudo, brincadeiras, e isso precisa ser lembrado pelos pais na hora de incentivar seus filhos. A prática de esportes para crianças, além de ser essencial para a saúde, facilita a convivência em grupo, desenvolve a tolerância e o respeito, e estimula a busca por resultados. Para que tudo isso se torne natural no dia a dia, confira algumas dicas para incentivar seus filhos a saírem do sofá:
 
- Faça atividades junto com as crianças: depois do trabalho ou no fim de semana, leve seus filhos para uma praça ou parque ao ar livre. Além de se exercitarem, você vai ter a oportunidade de conversar e ter um tempo maior ao lado deles.
 
- Valorize cada aprendizado: tente não pressionar as crianças na hora de praticar um esporte. Sempre comemore passes bem feitos e resultados em equipe. Assim fica mais agradável se envolver no jogo ou na brincadeira.
 
- Visite locais de prática esportiva solidária: leve as crianças para conhecerem centros poliesportivos de ajuda a pessoas com deficiência, por exemplo, e mostre como a prática de atividades físicas faz bem e é possível para todos.
 
- Conte um pouco da sua história: fale para seus filhos sobre os esportes que você mais gosta, conte sobre bons momentos com os amigos e em como o esporte já ajudou na sua vida.
 
- Inclua seus filhos em seus programas: além de aproximar pais e filhos, levar as crianças para assistir a seu jogo de futebol ou mesmo chama-las para se sentar ao seu lado na hora de uma partida na televisão podem criar um hábito no presente, e gerar adultos mais saudáveis no futuro.