AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Esportes

Corpo são, mente sã

A atividade física para ter saúde mental

Foto: Divulgação


Além de proporcionar um corpo sarado e preparo físico, os exercícios também têm a capacidade de nos deixar mais felizes, sagazes e criativos. Não importa a modalidade, só é necessário curtir e ter dedicação. Estudos apontam que cerca de 30 minutos por dia podem fazer toda a diferença. Por isso, tenha horários e seja disciplinado, mas não precisa ser radical – este é um momento que deve trazer coisas boas, e não te desanimar.
 
O Colégio Americano de Esportes e Medicina, que reúne pesquisadores de 90 países, confirma que o exercício regular limita o aparecimento e a progressão de doenças crônicas, como o Mal de Alzheimer. Isso porque a função cognitiva é mais protegida em pessoas ativas do que nas sedentárias.
Ainda falta motivação? Nós listamos três bons motivos pra você começar a suar a camisa.
 
1. A atividade pode melhorar o seu humor. Ela libera no cérebro substâncias que proporcionam uma sensação de paz. São as endorfinas, ligadas ao bem estar e ao prazer. Mas, para que isso aconteça, é necessário gostar da atividade escolhida. Ninguém libera endorfina se estiver sofrendo.
 
2. Exercitar-se aumenta a criatividade. A professora da Universidade de Nova Iorque Wendy Suzuki, especializada em estudos sobre o hipocampo (parte do cérebro responsável pela memória em longo prazo), se fez de cobaia e descobriu que o exercício pode nos tornar mais criativos.
 
3. Renove suas células e sua memória. O hipocampo é uma das únicas áreas do cérebro onde novas células são produzidas. Pesquisas feitas com ratos mostraram que os animais que se exercitavam apresentavam maior produção dessas células e melhor desempenho em diferentes tarefas que exigiam memória.
 
Que tal ficar mais esperto, bem humorado, produtivo e dinâmico? De acordo com a ciência, se mexer é o caminho.