AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Esportes

Você é o que dorme

Alimentos que melhoram o sono

 
Se existem duas coisas essenciais para a saúde e para o bem-estar, elas são o sono e a alimentação. A partir delas, é possível determinar a execução de diversas funções do nosso corpo, interferindo diretamente na nossa qualidade de vida.
 
Além do poder que uma boa alimentação e noites bem dormidas têm sobre nossa saúde, elas se complementam e interferem entre si. Já reparou no sono que sentimos depois de comer muito, ou na energia que ganhamos quando ingerimos certos tipos de alimento? Isso acontece porque tudo o que comemos produz efeitos no nosso corpo muito maiores do que a nutrição e a ingestão de calorias.
 
Se quer ficar acordado por mais tempo, tome café ou chocolate. Mas se quer ter uma boa noite de sono e manter hábitos saudáveis, priorize alimentos ricos em zinco, potássio e vitaminas C, alguns dos elementos que nos ajudam a dormir melhor.
 
Para manter uma média de sono dentro da faixa ideal (de 6 a 8 horas), é essencial manter uma dieta equilibrada durante todo o dia. E, para ajudar ainda mais a evitar a insônia e o sono agitado, segue uma lista de alimentos que podem – e devem – fazer parte do jantar ou da ceia, para deixar sua noite mais tranquila e, assim, seu dia também!
 
- Leite: o leito é fonte de triptofano, um aminoácido que se transforma em serotonina e ajuda a relaxar. Uma boa opção é adoçar com mel, que também tem propriedades que induzem ao sono.
 
Fotos: Divulgação
 
- Chá de camomila: um chá quente antes de dormir pode diminuir a agitação e facilitar a chegada do sono, principalmente se feito com ervas calmantes, como a camomila.
 
 
 - Queijo: compostos pelo mesmo aminoácido do leite, os derivados também são aliados na hora de dormir. Uma fatia de queijo magro no sanduíche da noite pode fazer bem, mas evite comer logo antes de se deitar.
 
 
- Couve: além do ferro, a couve também é fonte de magnésio, cálcio e vitamina B, que ajudam o corpo a relaxar. Em forma de suco ou de salada, pode ser uma ótima pedida para a refeição da noite.
 
 
- Sementes e cereais: já muito bons durante o dia, as sementes e os cereais também têm a função de auxiliar na formação de melatonina, hormônio que estimula o sono.