AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Perfil

Pessoas que fazem a diferença: Elon Musk

Conheça o bilionário e empreendedor que quer colonizar Marte e que mais parece ter saído das páginas dos quadrinhos

 ​​Foto: Divulgação


 
 
O empresário sul africano Elon Musk, no dia 29 de maio, apresentou ao mundo o seu mais novo empreendimento: a nave espacial Dragon V2. Desenvolvida por sua companhia, SpaceX, empresa privada de maior sucesso no setor, a Dragon V2 é projetada para transportar astronautas da NASA para a Estação Espacial Internacional.
 
Desde que a NASA aposentou seus famosos ônibus espaciais, em 2011, ela tem sido totalmente dependente da russa Soyuz para levar os astronautas americanos para a estação espacial. Agora, pagará 71 milhões de dólares por pessoa pelos “táxis espaciais” de Musk,  o bilionário fundador que já disse que, em 10 a 12 anos, enviará as primeiras missões colonizadoras para Marte.
 
Elon Musk. Você já ouviu esse nome algumas vezes. Inicialmente, Musk ficou conhecido por ser uns dos criadores do PayPal, popular serviço de transferência de valores entre usuários da web. Mais tarde, a fama cresceu por conta da fundação da Tesla Motors, a inovadora montadora de carros elétricos. E, claro, é proprietário da SpaceX, a primeira companhia privada a lançar um foguete rumo ao espaço. Mas quem é esse homem que quer fazer negócios colonizando Marte?
 
Nascido em 1971, em Pretoria, África do Sul, Musk é filho de um engenheiro sul africano de origem britânica e uma nutricionista canadense. Autodidata e fascinado por computadores, já aos 12 anos criou o código de seu próprio game e fez algum dinheiro com isso. Após desenvolver e lucrar com alguns produtos e serviços na Internet, Musk tirou a sorte grande ao fundar, em 1999, o bem sucedido PayPal e, em 2002, vendê-lo para o eBay por 180 milhões de dólares.
 
A esta altura da vida, Musk já tinha dinheiro suficiente para, aos 32 anos, se aposentar e não fazer mais nada da vida. Mas não foi bem o que o empresário fez. Com o dinheiro, o know-how e os contatos que conquistou nos anos anteriores, ele fundou a SpaceX. E, como se não bastasse, um ano depois ele começou  a Tesla Motors. Uma empresa se dedicava a então quase moribunda indústria espacial e a outra se debruçava em montar carros elétricos, coisa que montadoras tradicionais tentaram sem sucesso por anos a fio.
 
Parecia loucura, mas o caso é que, 12 anos depois, Musk está a frente de duas corporações bilionárias que podem mudar o mundo. Uma tornando o carro elétrico um produto viável e desejável. Outra sendo a primeira empresa a transportar astronautas da NASA para o espaço – e com pretensões de chegar à Marte. Não é à toa que as comparações a Tony Stark, o inventor magnata dos quadrinhos Homem Ferro (e interpretado no cinema por Robert Downey Jr).
 
Com casos de surpreendentes sucessos em cenários altamente improváveis, é inevitável perguntar o que faz Elon Musk ser o que é? A resposta parece ter sido dada durante uma entrevista recente  para o programa 60 minutes, do canal americano CBS. Sua fala resumie bem sua postura e seu estilo de assumir riscos por maiores que sejam.
 
“Se há algo importante o suficiente para ser feito, você deve tentar fazer mesmo que o resultado mais provável seja o fracasso”. Foi o que disse Musk ao repórter do 60 Minutes.