AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Negócios

Cuidado sobre rodas

Dicas de como conservar seu carro por mais tempo

Foto: Divulgação
 


Deixar de depender do transporte público e ter o seu próprio carro é o sonho de muita gente. Acontece que esse sonho pode sair um pouco mais caro do que o planejado, principalmente se alguns cuidados não forem tomados em momentos importantes, como a compra e a venda do veículo.
 
Mais do que fazer uma longa pesquisa ou pedir ajuda de especialistas, é importante avaliar alguns detalhes na hora de comprar um carro. O mesmo vale para quem já comprou, e pretende vende-lo um dia. Para que o automóvel não se desvalorize demais e seu investimento não passe a ser um gasto, anote algumas dicas para manter seu carro sempre conservado:
 
- Troque o óleo e não deixe de conferir as velas do motor a cada 10 mil quilômetros que o carro rodar. Outros itens de importante manutenção são a bateria e o filtro de combustível.
 
- Acessórios também têm seu papel na aparência do automóvel. Cuidar do limpador de para-brisa, por exemplo, pode mostrar o quanto seu carro é bem cuidado, além de evitar danos ao vidro.
 
- Faça o alinhamento e o balanceamento das rodas a cada seis meses. Junto com a revisão completa do carro, esses cuidados podem evitar um custo maior com desgaste na suspensão ou vibração na direção.
 
- Calibre os pneus regularmente, principalmente se costuma dirigir em terrenos acidentados. Também é importante limpar as rodas com produtos neutros e lubrificar as porcas, evitando o aparecimento de ferrugem.
 
- Limpe e lubrifique itens como os cintos de segurança, engates e elementos internos das portas. Não deixe de cuidar, também, dos bancos do seu carro, com a ajuda de um aspirador ou pano umedecido.
 
- Mais do que um item importante para a conservação, verificar os freios é essencial para a segurança dos passageiros que utilizam o veículo. A regulagem e troca das pastilhas devem ser feitas frequentemente, ou quando for notado um barulho diferente no ato de frear.
 
- Guarde os comprovantes de todas as revisões realizadas e o histórico de manutenção e troca de peças. Assim, você terá como mostrar ao possível comprador que o carro está em ótimas condições, facilitando a negociação.