AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Negócios

$onho Real

Dicas para usar o dinheiro a favor dos seus objetivos

Foto: Divulgação


Acreditar que um sonho pode se tornar realidade é uma das coisas essenciais que podemos fazer para alcançar nossos propósitos. Mais importante ainda é colocar em prática a busca por objetivos, criando estratégias e planejando a médio e longo prazo, mesmo quando o sonho parece estar muito longe de se tornar possível.
 
Um dos grandes problemas na hora de atingir metas é colocar os pequenos projetos na frente, e acabar se esquecendo do propósito final. Os planos de curto prazo, normalmente, tomam mais do nosso tempo e dinheiro do que imaginamos, tornando-se desafios diários, que nunca dão espaço para um planejamento maior que pode realmente fazer diferença na nossa vida.
 
Para que isso não aconteça, é importante tirar a cabeça do travesseiro, ter disciplina e seguir uma estratégia de médio ou longo prazo, permitindo que aquele sonho, que até parecia impossível, venha a acontecer um dia. Para chegar lá, comece seguindo algumas dicas simples:
 
Crie metas possíveis – Quando acordar de manhã, pense naquilo que você realmente gostaria de ter, daqui a alguns anos. Não considere desejos imediatos, e sim sonhos que sempre teve e que pretende alcançar um dia. A partir dele, elabore objetivos claros, que podem ser alcançados em etapas.
 
Pense de forma estratégica – Coloque seus planos no papel. Pesquise as melhores maneiras de atingir cada passo do seu planejamento, e defina prazos. Planilhas e aplicativos podem ajudar muito na hora de delimitar gastos e investimentos.
 
Separe seus gastos – Ter um valor fixo que se deve investir ou guardar pode te impedir de fazer uma compra desnecessária ou fora de hora. Separe uma porcentagem dos seus ganhos para compras imediatas, e outra para investir no seu sonho.
 
Compense seu esforço – A cada meta alcançada, se dê ao luxo de fazer algo que queira naquele momento. Se conseguir juntar o tanto que precisava em seis meses, vá jantar em um restaurante que gosta. Se chegar à meta estabelecida para um ano, faça uma pequena viagem. Assim, cada desafio se torna mais atrativo e prazeroso, dando motivos mais palpáveis para se esforçar.