AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Negócios

No olho do furacão

Como manter sua equipe motivada em tempos de crise

Foto: Divulgação


Em períodos de crise, seja econômica, política ou de qualquer outro tipo, o posicionamento dos gestores e colaboradores é crucial para determinar se uma instituição vai sobreviver ou não.
 
As pessoas e o mercado muitas vezes confundem motivação com benefícios e remuneração. Esses aspectos representam uma parcela importante, mas não única, para os colaboradores. Em tempos de turbulência, quando a ameaça de desemprego paira sobre todas as cabeças, seja qual for o nível hierárquico, motivar demanda muito mais do que aumentar ou diminuir salários. Trata-se de fortalecer a cultura da organização.
 
Algumas formas de deixar sua equipe mais animada, mesmo diante da crise, podem ser, inclusive, gratuitas:
 
- Dê segurança aos colaboradores: em situações de crise podem ocorrer demissões em massa. Se o profissional acha que vai ser despedido a qualquer momento, ele não vai se empenhar nas tarefas. Então, se a intenção é mantê-lo, mostre que ele tem importância para a empresa.

- Ouça seus colaboradores: mesmo que você não consiga apresentar uma solução para eles, sentir que a organização se preocupa já significa muito.

- Seja transparente: se a situação é complicada, não finja que está tudo às mil maravilhas. Todos precisam estar conscientes de quais limitações e possibilidades a empresa possui. Por isso, essa é a hora de marcar muitas reuniões e se mostrar acessível.

- Evite comentários negativos: atenção! Isso não significa mentir, mas, se o cenário já é ruim, falar disso o tempo todo contamina o ambiente e prejudica a produtividade.

- Incentive o improviso: no mercado, quem cresce não é o mais forte e, sim, o que se adapta melhor. Quanto mais pessoas criativas a empresa tiver, maiores são as suas chances de prosperar.

- Mantenha a calma: desesperar só vai fazer os seus colaboradores ficarem inseguros.

- Transforme os processos: a sensação de inércia deixa as pessoas acomodadas. Crie novas formas de solucionar problemas e faça sua equipe pensar diferente!