AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Sustentabilidade

O pulmão da sua casa

Plantas que ajudam a limpar o ar

Em larga escala, temos nas florestas grandes aliadas na hora de despoluir o ar do nosso planeta. Elas são capazes, por meio de processos naturais, de transformar gases nocivos em ar puro, beneficiando nossa saúde e possibilitando nossa vida. Trazendo sua importância para o cotidiano, podemos levar um pedacinho das grandes florestas para dentro de casa ou do escritório, transformando o ambiente em que vivemos ou trabalhamos.
 
Além de deixar os cômodos mais bonitos, as plantas têm o poder de filtrar certos compostos que circulam no ar. Entre elas, algumas espécies são ainda mais poderosas, ajudando a eliminar vestígios de fumaça e produtos químicos. Confira abaixo algumas opções de plantas para esverdear e purificar sua casa.
 
Bambu
Cultivada na sombra ou na luz solar indireta, as espécies de bambu são excelentes para purificar o ar. A planta é calmante e uma das mais benéficas quando se trata de limpar o ambiente.
 
Fotos: Divulgação
 
 
 
 


 
 
Eucalipto
Espalhando um cheirinho muito bom pela casa, ramos de eucalipto distribuídos pelos cômodos também ajudam a impedir a proliferação de micróbios e afastam os insetos.
 
 


 
Begônia
Com flores imponentes, a begônia é uma boa opção para casas de fumantes, pois ela ajuda a absorver boa parte da fumaça gerada pelos cigarros.
 
 
 
Espada-de-são-jorge
Muito utilizada para decoração, a planta é conhecida por vários nomes e por sua capacidade de filtrar dióxido de carbono inclusive durante a noite, dando mais qualidade para o sono de quem está por perto.
 
 
 
Azaleia
Uma linda opção para decorar ambientes, a planta também ajuda a tirar do ar uma substância muito utilizada na fabricação de móveis com madeira prensada, que pode ser prejudicial para a saúde.
 
 
 
Lírio-da-paz
Além de muito bonitos, os lírios conseguem diminuir os índices de gases tóxicos, e são de fácil manutenção. Estão acostumadas com sombra e temperaturas baixas.
 


 
Aloe Vera
A planta, que também é ótima para o cuidado de cabelos claros, ajuda na eliminação de poluentes deixados pelos produtos de limpeza. E se a poluição do ar estiver muito alta, as folhas indicam o problema com pequenas manchas marrons.
 
 
 
Samambaia
Excelente umidificador natural, as samambaias devem ter lugar garantido dentro de casa, pois removem do ar substâncias como o xileno e o benzeno, que podem provocar problemas sanguíneos se respirados com frequência.