AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Sustentabilidade

Cloud sustentável

Eficiência energética: data centers viram aquecedores

Foto: Divulgação
 
Hoje em dia produzimos um volume de dados totalmente inédito na história da humanidade. Para armazenar tanta informação, são precisos muitos data centers. Tantos que 1,5% do consumo mundial de energia elétrica é destinado para esses servidores, sendo que um terço dessa energia toda serve para resfriar os mesmos equipamentos.
 
Uma startup holandesa tem uma proposta para otimizar o uso de todo esse recurso energético. A ideia é utilizar os data centers como aquecedores residenciais ou de escritórios.
 
O kit da Nerdalize custa por volta de 500 dólares (instalação inclusa), o cliente precisa apenas ter uma conexão de internet de fibra ótica. O servidor é  instalado na casa do contratante e a ele é acoplado um radiador que irradia o calor da máquina, aquecendo a casa do usuário nos dias frios.
 
A Nerdalize banca os custos de energia elétrica do data center aquecedor. Desta forma, o morador, para se aquecer, não gasta carvão, lenha, eletricidade ou óleo.
 
Sem a necessidade de resfriamento, a Nerdalize utiliza menos energia para manter seus servidores. Isso garante serviços em cloud computing mais baratos para quem utiliza a solução e um gasto energético bem mais sustentável.