AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Sustentabilidade

Ambientalista no currículo

Profissões para quem se interessa em sustentabilidade

Foto: Divulgação


Cuidar do meio ambiente é algo que se faz todos os dias, em todos os lugares. Apesar de incluir todos nós, porém, a sustentabilidade hoje vai muito além da reciclagem em casa e da economia de água: pensar no futuro do planeta é uma atividade levada a sério por empresas e governos, e hoje se transformou em curso superior e profissão.
 
Se você adora animais desde criança, ou se interessa pelo crescimento das plantas ou pelo ciclo da água, tem grandes chances de encontrar, na sua carreira, uma forma de fazer parte da construção de um futuro mais sustentável, atuando em alguma profissão voltada para a área. Veja abaixo algumas das atividades que podem constar no seu diploma ou carteira de trabalho, além de ter um papel essencial para o cuidado ao nosso planeta:
 
Engenheiro ambiental: a importância de ações sustentáveis tem levado empresas a contratar profissionais que avaliem o impacto ambiental de suas obras, o que abre oportunidades para a Engenharia Ambiental, uma profissão relativamente recente, mas que já ganha espaço no mercado.
Engenheiro agrônomo ou florestal: mais uma das engenharias envolvidas com ações sustentáveis, a profissão ajuda empresas a otimizarem seus recursos, estabelecendo uma exploração que não impacte em florestas e rios, por exemplo.
 
Diretor de negócios sociais: a exigência atual de que as empresas se preocupem com o meio ambiente gera negociações e investimentos na área. Para gerenciá-los, cargos como esse têm surgido, com o objetivo de aprimorar os acordos socioambientais.
 
Biólogo: o profissional de biologia estuda ecossistemas e espécies da fauna e da flora, avaliando as alterações ambientais e o efeito das ações humanas no planeta.
 
Designer de produtos: a criação de produtos sustentáveis é uma demanda não só de empresas, mas uma necessidade apontada pelos próprios consumidores. Na hora de escolher o que comprar, muitas pessoas optam por itens produzidos com menos impacto ao meio ambiente, o que coloca o designer de produtos sustentáveis em uma posição de grande importância.