AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Sustentabilidade

Peixe de ferro X Anemia

Canadense desenvolve solução incrível para problema tido como insolúvel

Foto: Divulgação
 

A anemia é um grande problema no Camboja. Pudera: um dos locais mais pobres do mundo, o país conta com grandes problemas alimentares que afetam tanto adultos quanto crianças, comprometendo seriamente o desenvolvimento físico e mental de ambos. A causa? Falta de ferro no sangue.
 
Foi o que descobriu o então estudante canadense de biomedicina Christopher Charles em visita ao país anos atrás. Determinado a resolver o problema, que em países mais desenvolvidos seria bastante simples, bastando acrescentar suplementos na alimentação diária das pessoas, o hoje doutor teve uma ideia que está mudando a vida de muita gente.
 
Baseado em pesquisas que comprovaram que os níveis de ferro em refeições feitas em panelas de ferro fundido eram maiores que as preparadas em panelas de alumínio ou barro, Christopher criou um peixe de ferro (símbolo de sorte no Camboja) para ser acrescentado durante a fervura da água no sopão.
 
É que a quantidade de ferro liberada nesse processo corresponde a 75% das necessidades diárias de um adulto. E assim, cerca de nove mil peixes foram produzidos e distribuídos em ONGs e hospitais, atendendo a cerca de 2500 famílias. Um ano depois, metade dos participantes do projeto não apresentavam  sinais de anemia.
 
Confira no vídeo abaixo um resumo do projeto.