AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Sustentabilidade

Um mundo melhor está em jogo

Programa da ONU usa Minecraft para engajar crianças e adolescentes

Foto: Divulgação


A ONU, por meio de sua agência para o desenvolvimento urbano sustentável, a UN-Habitat, está usando o jogo Minecraft, verdadeiro fenômeno jogado por mais de 100 milhões de pessoas em todo o planeta, para engajar crianças e jovens em projetos em cerca de 15 países.
 
Para quem não conhece, o Minecraft é uma espécie de LEGO virtual - um jogo cujo objetivo é usar blocos para se construir qualquer tipo de coisa: personagens, casas, ruas, parques, castelos, prédios, pontes e o que mais a imaginação do jogador permitir.
 
Tem dado muito certo. Segundo os responsáveis pelo projeto, o sucesso da iniciativa deve-se à universalidade da plataforma, à sua enorme facilidade e, claro, ao fato do Minecraft estar em total sintonia com os objetivos da UN-Habitat.
 
Assim, crianças e adolescentes de países como Nigéria, Somália, Filipinas, Haiti, Nepal, entre outros, tem apresentado suas ideias a respeito de praças, calçadas e quadras, por exemplo, e as mesmas tem sido transmitidas a arquitetos, políticos e executivos.
 
O projeto representa um grande avanço no campo do urbanismo sustentável em países em desenvolvimento, uma vez que visa ouvir justamente aqueles que usufruirão do mundo no futuro: crianças e jovens. E nada melhor para se comunicar com alguém do que utilizar sua própria linguagem.