AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Sustentabilidade

Pneus furados nunca mais!

Quem nunca ficou parado no meio de uma avenida ou rodovia movimentada, tentando trocar um pneu furado?

Foto: Divulgação



Quem nunca ficou parado no meio de uma avenida ou rodovia movimentada, tentando trocar um pneu furado? Todo esse transtorno pode acabar com a ajuda de uma invenção da empresa sul-coreana Hankook.A fabricante criou um modelo que não precisa de ar; ele sustenta o peso do carro com tiras de borracha desenhadas de maneira que não ocorrem deformações. 

Além de prática, a roda não-pneumática também é ecologicamente correta. Os materiais utilizados são recicláveis e não-tóxicos em seu processo de fabricação. A empresa diz que o iFlex, como foi batizado, possui a mesma durabilidade, dureza, estabilidade e desempenho de um pneu pressurizado.

Já foram concluídos testes bem-sucedidos com o produto. Foram avaliados itens como dirigibilidade, aderência, manobras em alta velocidade, entre outros.O protótipo é o quinto projeto da Hankook deste tipo. A diferença é que este pode ser acoplado a uma roda comum. O pneu pode chegar até 130 km/h.

Vazios
Acabar com os pneus furados não é uma preocupação só da Hankook. Outras marcas também já criaram rodas sem ar. A Michelin tem o Tweel, já em produção, utilizado em aplicações comerciais; a Polaris oferece o TerrainArmor e a Bridgestone criou um modelo chamado Air Free.