AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Sustentabilidade

Horta de apartamento

Não abra mão de uma vida mais saudável!

Foto: Divulgação



Sempre quis ter uma hortinha, mas nunca morou em uma casa com terraço? Isso não é desculpa! Cada vez mais se multiplicam as iniciativas de criar um espacinho verde dentro de apartamentos e espaços urbanos. Isso porque, além de trazer um clima natural para qualquer ambiente, o cultivo próprio é uma ótima forma de melhorar os hábitos alimentares. É possível cultivar uma horta em espaços reduzidos, como áreas de serviço, varandas, jardineiras ou até na cozinha. Inspire-se nessas dicas:


 Latas e canecas – latinhas velhas são uma opção criativa e moderna para abrigar ervas como manjericão e alecrim. Basta encapá-las com tecido, contact ou papel colorido e fazer um furinho no fundo para que a água escoe. Da mesma forma, as canecas são opções muito simples e que combinam com qualquer cozinha. O diferencial está no charme intimista. Podem ficar no balcão, ser penduradas ou até decorar as mesas.


• Garrafas PET – uma opção não tão elegante, mas extremamente sustentável e capaz de trazer resultados incríveis. Isso porque permitem a criação de instalações mais complexas, e a possibilidade de pendurar as plantas para tomar água da chuva ou cultivar diversos tipos de ervas de uma só vez.


• Verticalização – Se você prefere utilizar os tradicionais vasos de plantas, uma alternativa mais atualizada é distribuí-los na parede de maneira vertical e formar várias fileiras. O segredo dessa dica é apostar na mistura de cores para criar uma parede viva supermoderna e artística.


 Caixas – utilize caixas longas para plantar de uma só vez verduras, legumes e espécies que se espalham, como a cebolinha.


Agora, mãos na terra e vamos inovar em busca de uma vida mais saudável e natural! Apenas lembre: escolha sempre locais ensolarados e não deixe de regar, adubar e fazer um controle regular das folhas. O ideal é um local que receba cerca de 3 a 4 horas de sol por dia.