AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Negócios

Duas décadas de eBay

Conheça a histórias e os números do pioneiro do e-commerce

 

O eBay, site pioneiro em comércio eletrônico, faz nesta semana 20 anos. É isso aí, duas décadas. Isso é quase a mesma idade da Internet como um meio de comunicação de massas. Um feito impressionante se você pensar na quantidade de empresas que surgiram na web e quebraram nesses últimos 20 anos.

E o eBay não é meramente um sobrevivente. Fundado em setembro de 1995 pelo desenvolvedor francês Pierre Omidyar, o site é hoje uma enorme e próspera empresa presente em quase 200 países. Um empreendimento que começou com a venda de um laser pointer quebrado tornou Omidyar bilionário aos 31 anos quando, em 1998, o eBay passou a ser uma companhia de capital aberto.

O site, que originalmente se chamava AuctionWeb, revolucionou a Internet e o varejo criando um market place que, por meio de leilões, facilmente conectava pequenos e médios vendedores a compradores em geral. O sucesso foi tanto que, com apenas três anos de operação, o eBay já tinha alcançado a marca de 1 milhão de usuários.

Em 2002, o eBay adquiriu o sistema de pagamentos PayPal, tornando sua plataforma de negócios global. No Brasil, a empresa está presente na forma de sua subsidiária, o Mercado Livre.

Confira alguns números desse experiente monstro do ecommerce:

- 25 milhões de vendedores;

- 157 milhões de compradores;

- Faturamento de 17,9 bilhões de dólares em 2014;

- 35 mil funcionários;

- Presente em 180 países;

- Em 1997, vendeu o equivalente em 500 milhões de dólares em bichos de pelúcia;

- Vende um iPad a cada 15 segundos;

- Um par de tênis é vedido no eBay a cada 2 segundos.