AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Sustentabilidade

Um dia sem carros

No dia 27 de setembro, carros não poderão circular no centro de Paris

 

O dia 27 de setembro deste ano tem tudo para ser (mais um) dia histórico na vida de Paris. É que, de onze da manhã às seis da tarde, o centro da capital francesa será fechado para veículos motorizados, permitindo apenas o trânsito de pedestres e ciclistas.

Trata-se de um evento com grande força simbólica, em um momento em que a cidade luta para deixar seu ar mais limpo ao promover meios alternativos de transporte público. Daqui alguns meses, inclusive, Paris irá sediar o COP-21, um evento da ONU com foco nas mudanças climáticas. 

Evidentemente, alguns veículos poderão circular nas áreas fechadas, como ambulâncias e ônibus. Táxis poderão entrar no centro para pegar e largar passageiros. Veículos de entrega terão permissão e quem mora na região também poderá dirigir dentro da zona restrita.

Essas exceções vão dar a ideia, também simbólica, de quão violenta é a presença de um veículo em uma área destinada ao livre trânsito de pessoas, que são, em última instância, as verdadeiras donas das ruas.

O evento está sendo promovido pela organização Paris Sans Voiture (Paris Sem Carro) e foi proposto – e aceito – pela prefeita da cidade, Anne Hidalgo. A intenção é transformá-lo em um evento anual.