AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Esportes

Quanto mais esportes, melhor

Conheça as modalidades que serão novidade nas Olimpíadas de 2016

Em menos de um ano o Rio de Janeiro será a sede dos Jogos Olímpicos. As competições serão realizadas entre 5 e 21 de agosto de 2016, além dos Jogos Paralímpicos, entre 7 e 18 de setembro do mesmo ano. Durante 27 dias, atletas de 42 modalidades esportivas vão passar pela capital cariosa. Futebol, vôlei, basquete, atletismo, por exemplo, são conhecidas e têm público cativo, mas há dois esportes que são novidade: golfe e rúgbi.

Saiba mais sobre eles:

O golfe vai voltar a ser um esporte olímpico depois de mais de um século de ausência. As primeiras e únicas participações da modalidade nos Jogos ocorreram em Paris-1900 e St. Louis-1904. Das quatro medalhas de ouro distribuídas pelo golfe nas Olimpíadas até hoje, três delas foram para os Estados Unidos.

Fotos: Divulgação

O formato de disputa no golfe para a Olimpíada ainda não foi definido. A Federação Internacional de Golfe sugeriu um campo de 72 buracos com 60 participantes. Ao todo serão quatro dias de competições, e o vencedor será  quem conseguir completar todos os buracos com o menor número de tacadas. 

Para quem pensa que o golfe é empurrar uma bolinha com um taco, saiba que são seis tacos, com especialidades diferentes. É preciso ter sensibilidade para perceber qual é o apropriado. O driver, por exemplo, é utilizado, na maioria das vezes, para dar a primeira tacada, e é com ele que os atletas conseguem alcançar grandes distâncias. Já o Putters, é mais curto, de extrema precisão e feito para pequenas distâncias.

Ao lado do golfe, a outra novidade é o rúgbi. A modalidade já foi disputada nos Jogos de Paris-1900, Londres-1908, Antuérpia-1920 e Paris-1924. Nos quatro eventos, França, Austrália e Estados Unidos foram campeões olímpicos.

Em 2016, no entanto, estará em disputa uma modalidade chamada de rúgbi 7, com partidas mais velozes e dinâmicas. Essa versão, em que cada equipe joga com sete atletas, em vez de 15, foi criada na Escócia, no fim do século 19, mas só começou a ganhar o mundo em 1921, quando foi realizado o primeiro torneio fora da Escócia. A Copa do Mundo do rúgbi 7 foi criada em 1993, entre os homens, e em 2009, para as mulheres. Na Rio 2016, as partidas serão divididas em dois tempos de sete minutos cada uma. O objetivo dos jogadores é levar a bola até a linha de gol do campo rival.