AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Negócios

9 hábitos dos CEOs bem-sucedidos

Sucesso tem mais ver com como usar do o tempo que você imagina

 

Pessoas de sucesso não chegaram onde estão por conta de um golpe de sorte. Não que elas não tenham contado com um pouco de sorte ao longo da vida, mas o êxito delas tem muito mais a ver com sua personalidade, estado de espírito e, principalmente, com o que elas fazem com o tempo delas.

A revista americana INC. quis saber de diversos CEOs bem-sucedidos quais são seus hábitos diários cruciais para o atingir seus objetivos. Confira abaixo:

Faça pausas para caminhar pela empresa e conversar

Pode ser um pouco intimidante um CEO caminhando entre mesas, fazendo perguntas a seus funcionários. Mas isso pode evitar que problemas que normalmente não chegam até a diretoria tornem-se ainda piores. Além de deixar claro que quem lidera o negócio é acessível para seus colaboradores.

Fale com pelo menos um cliente

Ninguém sabe mais onde um serviço ou produto está falhando – e onde ele pode melhorar – do que seus clientes. Manter um relacionamento de perto o suficiente para ter conversas regulares com ao menos um de seus clientes pode fazer um enorme bem ao seu negócio.

Não faça reuniões demais 

Tente fazer duas ou três reuniões por dia. Uma rotina de trabalho que o deixa ocupado demais o impede de pensar sobre seu negócio: a oferta de produtos, a estratégia de vendas e marketing, o mercado etc. Ter tempo para pensar sobre o que você faz significar ter mais chances de fazer seu negócio crescer.

Não tenha medo de falhar

O maior erro que qualquer líder pode cometer é evitar correr riscos por medo de fracassar. É melhor falhar rápido, aprender rapidamente e voltar a fazer do que desperdiçar anos na tentativa de aperfeiçoar um serviço ou produto e perder oportunidades fundamentais. E tenha em mente: compartilhar suas falhas com sua equipe é importante para construir uma cultura que promove o pensamento “fora da caixa” sem ficar obcecados com o fracasso.

Não deixe nada para depois

Quase sempre deixamos as tarefas mais complicadas para mais tarde. É normal. Mas também é um tiro no coração da sua eficiência. Resolva suas coisas imediatamente. Isso vale para e-mails também. E-mail ainda é a ferramenta mais utilizada em ambientes corporativos – bem mais que o telefone. 

Organize sua lista de afazeres

No início da manhã ou na noite anterior, faça uma lista de coisas a fazer. Estas serão suas prioridades a serem realizadas ao longo do dia. Tente respeitar a ordem da sua lista - isso vai o ajudar a se manter focado nas metas mais importantes e não perder de vista o qual é o objetivo naquele dia.

Risque os itens da sua lista de coisas a fazer, mas não as apague

Realizar suas tarefas e apagá-las da sua lista pode lhe dar uma grande satisfação – ou até mesmo alívio. Mas também lhe causa a sensação de que nada foi conquistado e que a lista de coisas a fazer só aumenta. Risque o que já foi feito, mas mantenha os itens lá. Quando você olhar para a quantidade de coisa que você realizou, isso vai o orgulhar e motivar.

Exercite-se durante sua pausas

Você sabe, pesquisa científicas estão sempre nos dizendo que o nosso hábito de trabalhar sentados vai condenar nossos corpos ao sofrimento eterno. Mas elas também nos dizem que se levantar e se movimentar durante o dia diminui significativamente os danos e, ainda por cima, aumenta a produtividade. Uma boa é usar seus intervalos, como o horário de trabalho, para se exercitar.

Medite todas as manhãs

Começar seu dia com alguns minutos de meditação pode te ajudar a lidar com a rotina inconstante de tocar um negócio. É científico: basta algumas semanas de prática de meditação para a técnica começar a afetar positivamente seu cérebro.