AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Sustentabilidade

Carregador “natural”

Dispositivo usa plantas para carregar celulares e tablets

Foto: Divulgação

 

Todo mundo já passou por alguma dificuldade quando a bateria do celular acaba de repente e não tem nenhuma tomada para carregar. Um dispositivo criado por três engenheiras chilenas pode acabar com esse problema: um aparelho que faz com que seja possível carregar o celular até no meio de uma floresta! Por mais estranho que pareça, o “E-Kaia” consegue fazer isso ao ser enterrado ao lado de uma planta saudável. O produto ainda está em processo de registro da patente. 

Segundo as criadoras do aparelho inovador, o mecanismo é um circuito que gera 5 volts e 600 miliamperes, e é conectado ao celular ou tablet por meio de um cabo USB.

Funcionamento

Durante o processo de fotossíntese, a planta produz matéria orgânica que transforma energia da luz em energia química. Ao redor das raízes, os micro-organismos se encarregam de processar essa energia que a planta utiliza para crescer e também para gerar elétrons como produtos secundários. O dispositivo captura os elétrons que a planta não precisa – e por isso ela não é afetada – para gerar a energia que o equipamento precisa.

Com o “E-Kaia” é possível dar uma carga completa em um celular ou em um tablet no período de uma hora e meia. 

Prêmios

A ideia de criar o carregador “natural” nasceu em 2009, quando as três engenheiras estavam na universidade. Com o projeto, elas ganharam um prêmio de inovação do governo chileno, em 2014. O trio também foi semifinalista no concurso The International Business Model Competition, organizado por universidades americanas de ponta, como Harvard e Stanford.

Neste ano, elas ganharam outro prêmio e um respaldo financeiro de um órgão do governo chileno para criarem o protótipo. O primeiro modelo custou US$504.