AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Sustentabilidade

Sustentabilidade a cada tijolo

Empresa cria casa flutuante ecologicamente correta

Foto: Divulgação

Para nós, brasileiros, casa em cima d’água pode ser sinônimo de palafita. Mas uma residência moderna, sustentável e flutuante pode mudar esse conceito. 

O imóvel foi criado por uma empresa inglesa especializada em estruturas flutuantes chamada Ecological Floating Habitats. A casa recebeu o nome de WaterNest 100, que, em tradução livre, significa Ninho na Água. 

Trazendo a sustentabilidade em todo o seu conceito, 98% da estrutura foi construída com materiais recicláveis, incluindo os móveis. Além de ter 100m² em formato de círculo (12m de diâmetro) , a casa ainda tem varandas que permitem que seus moradores desfrutem da vista sobre a água. Para suportar o peso da residência, a base é feita em madeira laminada revestida com um casco de alumínio, leve e resistente. Pode ser construída em rios, lagos e outros lugares de águas calmas.

Além de ficar localizada em ambientes naturais, a casa produz seus próprios recursos. No telhado da casa há 60m² de painéis fotovoltaicos, capazes de gerar a energia necessária.

E a ideia não se limita a chalés sustentáveis construídos na floresta. O interior do WaterNest 100 pode incluir uma sala de estar, sala de jantar, quarto, cozinha e casa de banho ou ter outras configurações de acordo com as diferentes necessidades de habitação ou de trabalho. É possível até mesmo instalar um bar dentro do imóvel.

As casas são feitas por encomenda e os preços variam de 500 mil até 800 mil euros.