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Não pule essas dicas

Conheça os benefícios de pular corda

Foto: Divulgação

 

Pular corda está longe de ser apenas uma lembrança da infância. A atividade é uma ótima aliada para quem deseja ficar em forma, podendo ser praticada em qualquer lugar e por um precinho camarada (uma boa corda custa até 50 reais). Confira alguns dos benefícios desse exercício que, embora muito simples, pode levar você a resultados extraordinários.

Comece aos poucos

Antes de tudo, mesmo que você tenha sido um fenômeno na infância, pulando corda até de olhos fechados, comece devagar, respeitando os limites atuais do seu corpo. Do contrário, fortes dores musculares surgirão no dia seguinte. E você pensará em desistir. O ideal é iniciar com séries de dois minutos, aumentando o ritmo aos poucos. 

Perda de peso

Pular corda proporciona uma forte queima calórica. Se você pular corda durante trinta minutos, você terá queimado cerca de 300 calorias. A título de comparação, uma hora de corrida queima cerca de 270 calorias.

Fortalecimento dos ossos e membros inferiores

Para pular corda é preciso força na perna. E as diversas formas de se pular – para cima e para baixo, lado a lado, para frente e para trás, com uma perna etc. - trabalham diferentes grupos musculares, melhorando o tônus de forma relevante. Além disso, o exercício fortalece os ossos, prevenindo a osteoporose.

Equilíbrio e coordenação motora

Já vamos avisando: pular corda parece fácil, mas não é. No começo, é bem provável que você tropece ou perca o ritmo das batidas. É natural. Mas, com o tempo, a prática o levará a em equilíbrio maior entre o corpo e a mente, estimulando e aperfeiçoando sua atenção, sua concentração e sua coordenação motora.

Melhoria da aptidão cardiovascular

Como se não bastasse, pular corda ainda melhora a maneira como seu corpo se comporta de uma forma geral. Você se sentirá mais disposto e menos ofegante. E isso porque a atividade potencializa o funcionamento de coração, veias e artérias, facilitando o transporte de sangue e oxigênio pelo corpo.