AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Negócios

Bons líderes possuem inteligência emocional

Saber lidar com as emoções é uma característica valiosa

 

Para comandar uma equipe só é necessário ter talento, ética profissional e ambição, certo? Errado. Uma característica muito importante para um líder é ter inteligência emocional, apesar de poucas pessoas terem essa qualidade e apenas algumas saberem exatamente como usá-la no dia a dia.

O que é?

Inteligência emocional é o modo como gerenciamos as emoções: as nossas e as dos outros. Os cinco componentes são autoconsciência, autorregulação, motivação, habilidades sociais e empatia. Podemos ser fortes em algumas dessas áreas e deficitários em outras, mas todos temos o poder de melhorar em qualquer uma delas.

É muito comum ver subordinados reclamando do comportamento do chefe. Porém, vale destacar que a inteligência emocional é importante para qualquer nível hierárquico e em qualquer situação da vida. 
 
Veja algumas dicas para descobrir se você tem domínio do que sente:

1 – Lida bem com feedback?
Quando você é avaliado e recebe críticas, fica nervoso? Triste? Ou tenta identificar como pode melhorar de fato? Saber reconhecer os erros com humildade e mudar no que for preciso faz parte do perfil de um líder.

2 –Você é automotivado?
Se você é ambicioso e não deixa decse empenhar mesmo quando as condições são ruins, você tem chances de ter um nível alto de inteligência emocional. 

3 - Sabe dizer não?
Autorregulação, um dos cinco componentes da inteligência emocional, significa ser disciplinado e saber evitar hábitos ruins. As pessoas dotadas de IE geralmente são bem equipadas para tolerar o estresse e controlar seus impulsos.

4 – Suas emoções oscilam?
Profissionais dominados por suas próprias emoções apresentam mudanças drásticas de comportamento ao longo do dia. É o caso de pessoas que amanhecem bem, mas, diante dos imprevistos do dia acabam ficando mal humoradas e não voltam mais ao normal.

5 – Conhece suas forças e fraquezas?
Pessoas com alto QI de inteligência emocional possuem autoconsciência e autoconhecimento. Saber exatamente em que você pode contribuir e em que precisa de ajuda traz confiança. São características de grandes líderes.