AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Sustentabilidade

Uma bateria para estocar energia renovável

Conheça a bateria de água salgada

Foto:Divulgação

 

Todo mundo concorda que o futuro depende da utilização em grande escala das energias renováveis. Mas sempre que o assunto vem à tona, uma grande questão se impõe: como estocar toda a energia gerada por fontes como o sol e os ventos, que são intermitentes por sua própria natureza?

A empresa norte-americana Aquion Energy parece ter chegado a uma solução interessante: baterias de água salgada. Solução que, frente a seus atuais concorrentes, já oferece uma série de vantagens.

Em primeiro lugar, ao contrário das baterias de íon-lítio, utilizadas em carros elétricos, por exemplo, as baterias de água salgada não são inflamáveis. Ou seja, não correm o risco de pegar fogo. Ponto para a sua segurança.

Construídas com materiais não-tóxicos, como água salgada, carbono e óxido de manganês, as baterias da Aquion Energy perdem no quesito densidade energética, mas não precisam, por sua vez, de controle térmico, dispensando a necessidade de ar-condicionado para manter a temperatura. Mais economia, portanto.

E o melhor: elas estão disponíveis para todos. Com baixo custo, as baterias foram desenvolvidas de forma modular e possuem a flexibilidade necessária para se adequar às necessidades de estocagem de energia de seus usuários. Seu desempenho de alta duração garante estabilidade e redução drástica de custos energéticos em horários de pico.

A Aquion Energy foi fundada em 2007 e, em 2013, despertou o interesse de Bill Gates, que à época investiu cerca de 35 milhões na iniciativa.