AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Negócios

Longevidade empresarial

Conheça as 10 empresas mais antigas do mundo

Foto:Divulgação

 

A maioria das empresas sólidas dura décadas. Algo de 40 a 50 anos, segundo uma pesquisa do site Business Insider. É um bom tempo. Mas uma empresa pode ir ainda mais longe e prosperar por 300, 400, 500 anos.

Vamos conhecer algumas delas e aprender o segredo dessa longevidade empresarial.

Sotheby's

Essa multinacional de leilões conhecida mundialmente começou suas atividades em 1744, leiloando livros. Ao longo dos séculos, a Sotheby's virou sinônimo de consumo de altíssimo luxo quando o assunto é joias, arte, imóveis e coleções em geral.

Uma das chaves para o sucesso da Sotheby's é sua capacidade de se manter à frente das tendências. Onde os ricos querem gastar seu dinheiro a empresa está lá: coleções de moedas raras, quadros de arte, mansões etc.

Twinings

Provavelmente, você já tomou algum chá dessa empresa britânica. O que você talvez não saiba é que ela existe desde 1706. E mais: a sede da empresa continua exatamente no mesmo lugar, em um antigo prédio em Londres, e o seu logo é o mais velho em uso no mundo empresarial.

Seu fundador, Thomas Twining, foi dos responsáveis por introduzir o consumo de chá na vida do inglês. Quando começou seu negócio, Twining vendia café, mas quis ter vantagem competitiva servindo chá aos seus clientes. Na época, cem gramas de seu melhor chá verde era vendido ao equivalente hoje a 260 dólares.

Royal Delft

A cerâmica mais fina planeta vem de uma única fábrica na cidade de Delft, na Holanda. O empreendimento existe desde 1653. Seus elegantes vasos, potes e tigelas azuis e brancos viraram parte da identidade holandesa. 

Em entrevista recente, Henk Schouten, o atual CEO da empresa disse que o segredo do sucesso e da longevidade da Royal Deft está no compromisso de apenas produzir produtos de alto nível. “Há muitas outras fábricas que produzem os produtos de massa, um tipo de produto que você pode comprar muito barato em todos os tipos de lojas. Nosso produto é todo pintado a mão, três quartos do seu preço é mão de obra e um quarto é o custo do material”, explica o CEO.

Lloyd's

Essa pioneira no negócio de seguros começou em Londres como uma casa de café, a Edward Lloyd Coffee House. Pouco a pouco, o estabelecimento passou a ganhar fama entre seus clientes por ser um bom lugar para se conseguir seguro para barcos e outros meios de transporte. Hoje, a Lloyd's oferece seguro para qualquer tipo de coisa, de partes do corpo a satélites espaciais.

Sveriges Riksbank

Considerado como o mais antigo banco central do mundo, o Sveriges Riksbank, inicialmente chamado Stockholm Banco, foi fundado por Johan Palmstruch em 1665. Logo após sua fundação, o banco entrou em colapso como resultado da emissão de notas demais sem a garantia necessária. Palmsruch foi condenado à morte, mas mais tarde recebeu perdão. No dia 17 de setembro, 1668, o funcionamento do banco foi transferido para o parlamento sueco e mudou seu nome para o hoje conhecido mundialmente.

The London Gazette 

Este o mais longevo jornal do mundo: sua primeira publicação foi em 7 de novembro de 1665. Originalmente, o nome era Oxford Gazette, já que a corte real tinha naquela época se mudado para Oxford para evitar a peste negra. Mas seis meses depois de sua fundação, Londres voltou a ser a casa dos reis e o jornal adotou um nome que estampa sua capa há séculos.

Fiskars

Essa popular marca de utensílios de cozinha, facas e tesouras começou fazendo trabalhos em ferragens em 1649, na Finlândia. Ao longo de sua história de 360 anos, a empresa tem se envolvido em muitos empreendimentos, como ferramentas agrícolas (já venderam milhões de arados), motores a vapor e outros equipamentos. A famosa cor Fiskars Orange foi oficialmente registrada como marca na Finlândia em 2003 e nos EUA em 2007.

Haig

Muito provavelmente a mais antiga destilaria de uísque escocês do mundo, com destiladores ativos há mais de 300 anos. O primeiro registro da Haig foi em 1655, quando Robert Haig foi convocado para comparecer para se explicar perante um tribunal presbiteriano por trabalhar durante os sábados. Mas sua fazenda dedicada à destilação foi construída em Throsk, em 1627.

Grolsch

A Koninklijke Grolsch BV, ou Royal Grolsch NV, é o segundo maior produtor de cerveja da Holanda. Com uma produção de três milhões de hectolitros por ano, a Grolsch construiu uma reputação mundial como especialista em cervejas premium, particularmente por sua lager premium, envasada em garrafas para lá de especiais. 

Fundada por Willem Neerfelt em 1615, a cerveja Grolsch foi fabricada pela primeira vez na cidade de Groll, daí o nome, que significa, literalmente, “de Groll". O controle da empresa acabou indo para seu cunhado, Peter Cuyper, e permaneceu na mesma família por mais de 200 anos antes de ser comprada por outra família, e, mais tarde, acabar se tornando parte de uma corporação maior.

Beretta

Maestro Bartolomeo Beretta era um fabricante de armas que morava em Gardone, Itália. Em 1526, Bartolomeo foi pago pelo Arsenal de Veneza para fazer 185 arcabuzes (antigas espingardas), tornando-se a mais antiga empresa de manufatura do mundo. A nota fiscal da venda de 1526 ainda está nos arquivos da empresa. Após todos esses séculos, a família Beretta segue mantendo o controle da companhia. Ugo Gussalli Beretta e seus dois filhos, Pietro e Franco, ainda manter a liderança de Beretta. A entrega da empresa é de aproximadamente 1500 armas por dia, e cobre praticamente toda a gama de armas portáteis, sendo que 75% disso são exportados para mais de cem países. A Beretta é líder do seu setor há quase 500 anos.