AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Sustentabilidade

Frescor natural

Arquiteto holandês projeta prédio que dispensa ar-condicionado

Foto: Divulgação

 

Em dias quentes como esses que ultimamente temos vivido, ninguém discute a importância de um bom sistema de ar-condicionado. Mas, como todos sabemos, tudo que é bom na vida tem seu preço. E no caso dos ares-condicionados são três: sua estrutura tubular gigantesca (em caso de sistemas internos), seu barulho contínuo e seu alto preço.

O arquiteto holandês Ben Bronsema sabe disso como ninguém. Depois de planejar sistemas de ar-condicionado durante  grande parte de sua carreira para tudo quanto é tipo de prédio, ele desenvolveu o sistema Earth, Wind & Fire (terra, vento e fogo). 

O Earth, Wind & Fire realiza tudo que um ar-condicionado faz. Só que com uma diferença básica: ele não utiliza energia elétrica.

 

 

O sistema funcionará em uma espécie de “camadas climáticas”. No topo do prédio, turbinas captarão o vento e o levarão, por meio de uma calha, à base da construção. À medida em que o ar entra, correntes de água são borrifadas pelo prédio. Na primeira camada a partir do chão, o ar condicionado é distribuído, enquanto uma chaminé solar no teto expele todo o ar quente.

A desenvolvedora Dutch Green Company planeja usar o sistema em um novo hotel a ser inaugurado em Amsterdam em 2017. E tudo indica que, funcionando, o prédio será considerado um dos mais eficientes, energeticamente falando, do mundo, já que ele usará, também, e ao mesmo tempo, energia elétrica e eólica.