AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Sustentabilidade

Menos carros, mais convivência

Conheça os parklets, iniciativa que transforma vagas de estacionamento em praças

Foto: Divulgação



Preservar o meio ambiente e estimular o convívio é a proposta dos parklets, que surgiram nos Estados Unidos em 2009. Aqui no Brasil, as primeiras praças foram instaladas em São Paulo, no ano passado. A ideia é simples: transformar o espaço que serviria de estacionamento para dois carros em uma praça, com bancos, plantas e até recursos como carregadores de celular.

De acordo com pesquisa realizada pela prefeitura de São Paulo, duas vagas de estacionamento atendem, em média, 40 carros por dia. Já a minipraça pode servir de espaço de lazer a até 300 pessoas diariamente. 

Em Belo Horizonte, o projeto ganhou o nome de varandas urbanas. Já existem nove delas, a maioria implantada na área central da cidade. 

- Vá de ônibus!

A redução das vagas de estacionamento em áreas urbanas é, também, uma forma de encorajar o abandono do automóvel no dia a dia. Quando mais pessoas utilizam o transporte público, menos carros circulam nas ruas e, consequentemente, o trânsito fica mais tranquilo e menos poluentes são lançados na atmosfera.