AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Esportes

Disposição (e corpinho) de atleta

Saiba por que o treino funcional está dando o que falar

Foto: Divulgação

 

Parece que passar horas puxando peso em uma academia para ficar musculoso é coisa do passado. Nova moda entre os entusiastas do mundo fitness, o treino funcional é feito pra quem quer força, equilíbrio, flexibilidade e condicionamento físico, sem necessariamente ganhar um visual de fisiculturista.

Isso porque os exercícios trabalham todos os músculos de forma harmoniosa, e o resultado é um corpo firme e capaz de realizar atividades do dia a dia, do tipo correr, subir escadas ou carregar peso com tranquilidade. Além disso, esse fortalecimento ajuda a prevenir lesões, melhora a saúde do coração e ainda emagrece.

- Nada de máquinas 

A ideia é usar o peso do próprio corpo, além de alguns acessórios como bolas ou elásticos, para realizar movimentos aos quais estamos acostumados – agachar, pular, empurrar. Pode parecer moleza se comparado aos equipamentos de academias tradicionais, mas quem pratica garante que é puxado. 

- Rotina sem rotina

O funcional é uma ótima opção, também, para quem quer fugir da monotonia. Os exercícios acionam as partes inferiores e superiores do corpo, o que torna as séries mais dinâmicas. Pra melhorar, é possível participar de “aulões” ao ar livre em cidades onde a modalidade já se tornou popular.

- Sem desculpas 

Outra vantagem é que os exercícios podem ser feitos em casa, o que combina com a agenda apertada de muita gente. Mas claro, nada disso pode ser feito sem a orientação de um profissional! É ele quem vai garantir que o treino melhore o preparo físico sem provocar lesões.