AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Sustentabilidade

Uma andorinha só faz verão, sim!

Conheça o agricultor que está transformando o Saara em terra fértil

Foto: Divulgação

 

Aquela famosa frase “Não sabia que era impossível, foi lá e fez” faz todo o sentido vez ou outra. Um exemplo lindo é o do agricultor Yacouba Sawadogo, que vive na região da África Subsaariana. Vendo sua região passar por uma seca severa na década de 70, ele deu início a uma iniciativa simples, mas com resultado de investimento grande.
Enquanto a maioria saía à procura de outras terras, Sawadogo começou a utilizar uma antiga técnica conhecida como 'zai', que  consiste em cavar pequenos buracos e enterrar adubo e sementes. Na época de chuvas, esses buracos se tornam capazes de armazenar umidade e nutrientes e, ao longo dos anos, o que era chão duro vai virando plantação, mata e floresta.

Enfrentando a descrença de muita gente, o agricultor seguiu firme, organizando workshops em sua fazenda para passar a técnica adiante. E deu certo: em 40 anos, ele conseguiu transformar mais de três milhões de hectares em terra fértil, salvando muitas regiões do processo de desertificação.

A iniciativa virou documentário em 2010 (O Homem que Parou o Deserto, do diretor Mark Dodd), provando para o mundo que pequenas atitudes podem, sim, fazer uma grande diferença.