AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Sustentabilidade

100% natural

Dinamarca será o primeiro país do mundo a ter só agricultura orgânica

Foto: Divulgação

 

Os países nórdicos vivem dando grandes exemplos para o resto do planeta. E agora a Dinamarca está prestes a dar mais um: ser o primeiro país do mundo a transformar sua agricultura em 100% orgânica. Isto é, livre de produtos químicos sintéticos que são prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente, como agrotóxicos e fertilizantes químicos.

Para que isso aconteça, o governo dinamarquês irá atuar em duas frentes. A primeira consiste em ampliar o número de terras cultivadas em modo natural, com a meta de duplicar seu número até 2020. Só neste ano, 2015, foram investidos cerca de 53 milhões de euros com esse objetivo.

Aumentando a oferta, é preciso aumentar também a procura – segundo eixo para a viabilização efetiva dessa proposta. Desta forma, escolas, órgãos públicos e hospitais dinamarqueses receberão até 60% de alimentos orgânicos. Para completar, uma reforma no sistema educacional irá incluir na grade de ensino cursos de alimentação saudável, nutrição e agricultura natural.

Tudo isso em um país que já conta com quase 25 de anos de tradição em agricultura orgânica, com leis de proteção à natureza, às águas e ao uso de produtos agrícolas de várias espécies. E uma população em que 97% das pessoas sabe o significado e a importância dos alimentos cultivados naturalmente.

O Brasil bem que poderia seguir o mesmo caminho. Segundo maior produtor de alimentos do mundo (o primeiro são os EUA), somos os maiores consumidores de agrotóxicos de planeta, uma vez que a maioria das frutas, legumes e verduras que chegam às nossas mesas não passam por um rígido controle :(