AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Sustentabilidade

A louça que nunca suja

Boa notícia para o meio ambiente (e para os preguiçosos)

Foto: Divulgação

 

Vamos combinar: é difícil achar alguém que adore lavar louça. A maioria das pessoas gostaria de nunca mais ter que lidar com essa tarefa. Pra piorar, a atividade consome muita água: de acordo com dados da companhia de saneamento de São Paulo (Sabesp), lavar louças por 15 minutos com a torneira meio aberta consome 117 litros de água. Agora... imagina se inventassem uma forma de as louças ficarem limpas para sempre? Pois é, já inventaram!

Como funciona

Um estúdio de design na Suécia desenvolveu recipientes feitos de material leve e revestidos com uma cera dissolvida em dióxido de carbono, capaz de repelir líquidos e óleo. Não parece mesmo muito higiênico, mas o fato é que sujeira nenhuma consegue ficar retida na louça – basta dar uma batidinha que todo o resto de comida cai como mágica.

O meio ambiente é o que mais agradece

Tudo bem que a comodidade é um fator importantíssimo, mas a melhor parte da invenção é o benefício para a natureza. Além da economia colossal de água, se o artefato se tornasse popular, também seria reduzida a quantidade de sabão que polui cursos d’água em lugares onde o esgoto não recebe tratamento adequado.