AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Negócios

Comece 2016 no azul

Três dicas simples para quitar dívidas até o fim do ano

Foto: Divulgação

 

Entrar o ano sem dívidas para pagar é como começar a vida financeira com o pé direito. E com os gastos de fim de ano, pagar todos os débitos parece uma tarefa ainda mais difícil. O segredo, porém, pode estar na forma como você encara o problema. Veja dicas simples para quem quer sair do vermelho:

Assuma sua condição de endividado

Às vezes, pode parecer mais fácil fingir que aquele monte de faturas e juros acumulados nem existe. Um bom primeiro passo, portanto, é aceitar que você está devendo e que tem que pagar. Sem medo, sem culpa, sem vergonha. Olhar para o problema de uma forma neutra ajuda a manter a calma e traçar um plano.

Nada é para sempre

Muitas vezes, a dívida surge de um evento especial em que a pessoa perde o controle e acaba gastando bem mais do que deveria. Nesse caso, a dica é se esforçar ao máximo para pagar tudo no menor tempo possível. Descubra qual é a quantia necessária para sair do vermelho e se prepare para tempos difíceis: é necessário cortar gastos e, se possível, arranjar fontes de renda complementar. Para não perder a linha, lembre-se da satisfação que eliminar a dívida vai trazer.

Está difícil? Renegocie!

Tem muita gente por aí na condição de inadimplente, e as instituições financeiras costumam renegociar dívidas para garantir que sejam pagas sem necessidade de envolver a justiça. Os casos variam, mas dá pra estender prazos, diminuir juros ou eliminar aqueles cobrados de forma indevida e, em alguns casos, até reduzir o saldo devedor. Converse!