AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Sustentabilidade

Sou ecológico, mas sou limpinho

10 truques para limpar a casa gastando pouca água

Em tempos de crise hídrica, usar mangueira e balde para fazer todo tipo de limpeza em casa não parece uma ideia muito sensata. Além do mais, esfregar tudo com água e sabão nem sempre é o jeito mais prático de remover a sujeira.

Selecionamos 10 truques e dicas simples para tornar a faxina de casa muito mais rápida e econômica. 

1. Para sofás e colchões

Fotos: Divulgação

Parece loucura lavar colchões e sofás com água e sabão, mas também não é muito legal pensar que a gente passa tanto tempo em contato com algo que não dá pra limpar direito. Uma dica simples resolve o problema: borrife álcool 70% no estofado e limpe com uma esponja. No caso do colchão, vale até deixar um pouco no sol. Já no caso do sofá, dá pra finalizar com uma escova de cerdas duras para dar um tapa no visual.

2. Para fornos sujos

Importantíssimo: para usar este truque, o forno tem que estar completamente frio! Coloque uma vasilhinha com meia xícara de amônia dentro do forno e deixe lá de um dia para o outro. A amônia irá amolecer a sujeira, e no dia seguinte, é só limpar com um paninho.

3. Para panelas queimadas

Encha a panela com água e uma xícara de vinagre branco. Ferva. Adicione duas colheres de bicarbonato de sódio. Esvazie a panela e a sujeira sairá facilmente esfregando de leve com uma bucha.

4. Para louças em geral

Pode até parecer um retrocesso, mas não é: troque o detergente pelo bom e velho sabão de coco. Ele é bem mais potente para remover gorduras e, além de diminuir o esforço da esfregação, também é removido mais fácil na hora do enxágue.

5. Para grills e misteiras

Restinhos de gordura e sujeira podem ficar grudados no grill se você não limpar na hora – e haja esfregação pra tentar tirar. Um papel toalha pode salvar o dia: quando tiver terminado de cozinhar, tire o grill da tomada, coloque algumas folhas de papel toalha úmido na chapa e feche. O calorzinho remanescente vai ferver a água e deixar a limpeza muito mais fácil: basta limpar tudo com outro papel toalha.

6. Para forno micro-ondas

Essa parece coisa de laboratório científico: parta alguns limões ao meio e coloque-os dentro de um recipiente com água. Coloque para esquentar no micro-ondas até a água ferver. Desligue e deixe o conteúdo lá dentro por um minutinho. A sujeira vai descolar com facilidade, basta passar um pano para remover tudo.

7. Para liquidificadores

Um dos eletrodomésticos mais chatos de limpar, na verdade, pode se limpar sozinho. Encha o liquidificador com água morna e um pouco de sabão e coloque para misturar. Prontinho! Agora é só enxaguar e secar.

8. Para sujeiras frescas no tapete

Se algo cair no tapete, jogue o mais rápido possível um pouco de bicarbonato de sódio e deixe agir. No dia seguinte, basta retirar a sujeira misturada com o pó.

9. Para limpar superfícies

Uma ótima ideia para eliminar o balde e a trabalheira é adotar os borrifadores e os paninhos de microfibra para a sua vida. Ao limpar superfícies como pias e bancadas, use um borrifador com o produto de limpeza e outro contendo somente água.  Comece borrifando o produto de limpeza e usando um pano úmido para espalhar. Depois, borrife a água e retire o excesso com outro pano. Finalize com um papel toalha ou um paninho seco.

10. Para limpar rejuntes

Para rejuntes empretecidos, não há sabão que resolva, mas a solução pode estar na cozinha mesmo. Misture o suco de dois limões a uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Borrife a mistura nos rejuntes, esfregue um pouco com uma escova de cerdas firmes e retire o excesso com um pano. Limpinho como novo!