AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Negócios

De reflorestador a nostalgista

Conheça as profissões que estarão com tudo em 2030

Quem tem uma profissão não tão tradicional sabe como é difícil explicar para os avós o que exatamente você faz – principalmente se o trabalho é ligado à tecnologia. Mas já parou pra pensar como vai ser quando nós não conseguirmos entender a profissão dos nossos netos? Ainda bem que um instituto canadense preparou uma lista com as profissões que estarão em alta em 2030 – quem sabe dá tempo de entender tudo até lá?

Embora algumas dessas profissões pareçam coisa de ficção científica, são todas fruto de um estudo sério desenvolvido pelo Canadian Scholarship Trust Plan, considerando as mudanças demográficas, climáticas, tecnológicas e culturais pelas quais o mundo deve passar nos próximos anos. Confira algumas das previsões que eles fizeram:

Agroecologista e Reflorestador

Fotos: Divulgação

As fazendas do futuro terão árvores e arbustos crescendo junto com a plantação para criar um miniecosistema de benefícios mútuos – e os agroecologistas serão os responsáveis pelos projetos. Para aquelas áreas em que o desmatamento já fez seu estrago, entra em ação o reflorestador: um profissional especializado em remontar todo o ecossistema que existia ali antes.

Gerente de loja de impressão 3D

Parece que as gráficas do futuro vão ter uma cara diferente. Viu um objeto na internet e amou? É só passar na loja de impressão 3D e imprimir o seu, igualzinho ao que estava disponível no mundo virtual! 

Tangilizadores de sistema

No futuro, tangilizadores de sistema estarão a postos para tornar tarefas mais ágeis. Como um mastigador de informações profissional, eles transformarão sistemas complicados (de fluxos de trânsito ao comportamento de colônias de microrganismos) em algo tangível e inteligível.

Telecirurgião

A cirurgia robótica já existe, mas no futuro, será muito mais eficiente. Com absoluta precisão, os cirurgiões de 2030 poderão operar pessoas a quilômetros de distância, facilitando procedimentos de emergência em locais de difícil acesso ou em pequenas comunidades.

Nostalgista

Este profissional do futuro será capaz de recriar ambientes para aposentados saudosistas. Como um designer de interiores 2.0, o nostalgista trabalhará para asilos de luxo, recriando apartamentos com tudo o que o passado tinha de melhor – aquela TV de LED, um tablet, internet wi-fi...

Designer de Lixo

A reciclagem do futuro já tem nome: upcycling. Por meio dessa técnica – e do trabalho do designer de lixo – produtos já sem utilidade como escovas de dente velhas e revistas se transformarão em bens de valor maior, como braceletes e vasos de planta.

Designer de decisões

A ciência do comportamento humano vai se tornar muito mais sofisticada em 2030. Com os conhecimentos sobre a forma como a mente humana interpreta informações em nível avançadíssimo, será possível contratar um terapeuta capaz de te ajudar a aperfeiçoar sua maneira de fazer escolhas. 

Localizador

Se você imaginou um profissional que vai te ajudar a encontrar aquele pé do sapato que some bem na hora de sair de casa, errou – por mais legal que isso pudesse ser. O trabalho do localizador será, na verdade, ajudar comunidades a reverter o processo de globalização. Se, hoje em dia, podemos ter acesso a produtos do mundo inteiro, a tendência em 2030 será adotar hábitos de consumo mais sustentáveis, produzidos em locais próximos.