AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Sustentabilidade

Muito além da sombra

Pontos de ônibus em Florianópolis terão teto verde e energia solar

Foto: Divulgação

 

A mobilidade urbana foi um dos temas mais debatidos em 2015 e, com toda certeza, deve continuar forte em 2016. Da implantação de ciclovias à criação de novos pontos de metrô, passando pela luta pela diminuição das passagens de ônibus, não houve assunto que não tenha vindo à tona e rendido horas e horas de argumentos e reflexões.

Enquanto tudo isso acontecia, o núcleo de paisagismo da Associação Comercial e Industrial em Florianópolis desenvolveu um modelo de ponto de ônibus que gera energia para as pessoas carregarem seus celulares, além de armazenar água da chuva para irrigar seu telhado verde.

A energia é gerada por meio placas fotovoltaicas, que, com autonomia de três dias, além de carregar os celulares dos passageiros também iluminará o local. Por sua vez, o teto verde será mantido com uma reserva de até 180 litros de água da chuva recolhida e captada por meio de um sistema próprio.

Baseada em projetos similares existentes nos EUA e na Europa, o projeto foi financiado pela iniciativa privada, sem interferência do poder público. O primeiro ponto de ônibus já foi entregue à cidade e, a previsão, e também a torcida, é para que mais e mais projetos assim tomem as ruas. Literalmente.