AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Sustentabilidade

O sol é para todos

Conheça a tinta que gera energia solar

Foto: Divulgação

 

Imagine um mundo onde tudo funcionasse a base de energia gerada pelo sol. Nada de combustíveis poluentes ou hidrelétricas complexas: cada pessoa poderia gerar, em casa mesmo, energia para alimentar todos os aparelhos que usasse através de uma fonte limpa, renovável e acessível. Surreal, não é? Pelo visto, nem tanto.

Uma nova tecnologia promete trazer esse mundo para mais perto da realidade. Funciona assim: placas de plástico maleável são revestidas por uma espécie de tinta orgânica que, através de reações químicas em contato com o sol, é capaz de produzir energia elétrica. Não é coisa de um futuro distante, não! Já existe até uma empresa brasileira que produz essas placas, conhecidas pela sigla OPV.

Além de trazer para o país essa tecnologia ainda rara e que pode revolucionar o consumo energético no mundo, a fábrica, instalada em Minas Gerais, possui a estrutura mais moderna do mundo para produção do OPV.

Por que é tão legal?

As placas orgânicas de energia solar são feitas de plástico – material reciclável e facilmente encontrado na natureza – além de consumirem até 10 vezes menos energia para serem produzidas, se comparadas com os modelos tradicionais.

A grande sacada do sistema, porém, é que ele é mais prático e bem mais versátil que o antigo, que captava energia solar através de placas de silício, caras e pesadas. O novo material, leve e maleável, pode ser colado em qualquer lugar: janelas, tetos de veículos, pontos de ônibus e até na capinha do seu celular. Isso significa que o mundo pode estar bem perto de, finalmente, abandonar as fontes de energia insustentáveis e aproveitar a infinita luz do sol do melhor jeito possível!