AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Negócios

Engajar. Este é o jogo

Saiba como a gamificação vem sendo usada no ambiente corporativo

Foto: Divulgação


Não existe desafio maior no ambiente corporativo do que motivar funcionários e colaboradores. E uma das maneiras que mais vem obtendo resultados positivos nesse sentido no dia a dia de empresas é a gamificação.

A gamificação consiste na aplicação de técnicas e estratégias do mundo dos jogos de entretenimento para solucionar problemas práticos do cotidiano empresarial. Isso inclui missões, contagem de pontos, passagem de fase, distribuição de recompensas, entre outros recursos.

Pode parecer infantil, mas esse raciocínio tem suas vantagens.

O ser humano já conta com uma predisposição psicológica para se engajar em jogos. Uma vez acesa a “luzinha” da competitividade, o desempenho melhora e a inovação é estimulada em ambientes até então dominados pelo tédio das tarefas repetitivas.

Assim, é como se uma nova narrativa sustentasse as mesmas atividades de sempre, dando um novo sentido para o trabalho diário. E uma vez engajado, o profissional desenvolve uma série de competências fundamentais, como liderança, foco no resultado, espírito de equipe e improviso, que lhe permitem maior jogo de cintura para superar desafios rotineiros.

A gamificação encoraja comportamentos e pode ser uma grande aliada para motivar, engajar e treinar pessoas para atingir objetivos específicos e, por quê não?, grandiosos. Afinal, quem resiste a um bom desafio?

 

Pauta sugerida pelo nosso colega Abraão Lucas, Atendente, em Campina Grande.