AeC

Relacionamento com Responsabildade

Notícias

Inovação

Cérebro em forma de chip

Chip Loihi Neuromorphic, da Intel, imita mecanismos da mente humana

imagem: Divulgação

Em setembro a Intel apresentou sua mais nova tecnologia: o chip Loihi Neuromorphic. Inspirado no cérebro humano, o Loihi é neuromórfico pois imita mecanismos básicos da mente, tornando a aprendizagem de máquinas mais rápida e mais eficiente,  e sem exigir maior poder computacional.

Ao invés de processar as informações de forma binária, como os dispositivos tradicionais, os chips da Intel se comunicam e aprendem de maneira semelhante aos neurônios: por picos e sinapses. Com o decorrer do tempo, os computadores conseguiriam se auto-organizar e tomar decisões com base em padrões e associações.

 Os chips neuromórficos ainda estão em fase de teste. Se bem-sucedidos, eles possibilitariam, por exemplo, a maior autonomia de robôs, que poderiam adquirir características cada vez mais humanas, como reconhecer sons de carros e motos. Outra aplicação possível seria na segurança cibernética: uma anormalidade ou diferença nos fluxos de dados ajudariam a identificar violações ou invasões a um sistema.

Desenvolvido em colaboração com o Instituto de Tecnologia da Califórnia (CalTech), o Loihi será, em 2018, compartilhado com as principais universidades e institutos de pesquisa que poderão propor avanços.