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Treinamento remoto

Como fazer um treinamento remoto de colaboradores bem-sucedido?

Desde 2020, com o início da COVID-19, muitas empresas precisaram adotar o regime home office a fim de preservar a saúde de seus funcionários. 

No entanto, antes parecia que o serviço remoto era apenas uma medida provisória. Atualmente, a tendência é que essa modalidade permaneça ativa no mercado. De acordo com uma pesquisa da USP (Universidade de São Paulo), 78% dos brasileiros afirmam que preferem continuar em home office mesmo após o fim da pandemia. 

Isso significa que muitas empresas precisam adaptar o seu estilo de funcionamento para se tornarem compatíveis com o trabalho à distância. E, entre essas adaptações, está incluído o treinamento remoto. Pensando nisso, veja neste post dicas de como conduzir o processo dentro de uma central de atendimento de forma satisfatória. 

Quais são os principais desafios do treinamento remoto de colaboradores? 

A verdade é que para garantir a satisfação dos clientes é de grande importância que os profissionais saibam como aplicar as melhores práticas de atendimento. Em vista disso, é fundamental que os atendentes recebam o treino adequado para o bom desempenho das suas funções. 

Porém, proporcionar o treinamento remoto de colaboradores pode ser uma tarefa desafiadora. Por isso, é preciso que os gestores se preparem antecipadamente a fim de serem capazes de superar os obstáculos da comunicação à distância. 

Veja os principais desafios que surgem ao treinar remotamente uma equipe de contact center. 

Ausência de supervisão presencial

Muitas vezes os trabalhadores não compreendem a importância da capacitação que é oferecida pela empresa, enxergando isso somente como mais uma obrigação a ser cumprida. 

Na realidade, é possível que até mesmo se comportem como se fossem alunos do ensino médio que apenas fazem as tarefas quando o professor está em sala de aula supervisionando. 

O  problema é que durante o treinamento remoto de colaboradores não existe a supervisão presencial. Assim, a tendência é que alguns funcionários busquem uma confirmação de participação, mas sem realmente se dedicarem às atividades. 

Falhas na comunicação

Outra dificuldade que surge no treinamento remoto de colaboradores são as falhas na comunicação. Em certas circunstâncias, os profissionais talvez tenham dúvidas de como vai funcionar na prática o período de capacitação. Por exemplo:

  • Quais vão ser os aplicativos usados durante o treinamento? 
  • É necessário usar um computador ou pode ser feito por meio de um dispositivo móvel? 
  • Se tiver dúvidas, como fazer para solucionar? A quem recorrer nessa situação? 

Distrações externas

Não há como negar que o ambiente é capaz de influenciar a nossa capacidade de concentração, tanto de modo positivo como negativo. Nesse sentido, é um desafio para o gestor fazer com que os trabalhadores em home office prestem atenção nos conteúdos do treinamento, já que é necessário competir com distrações, como:

  • Familiares conversando;
  • Sons da vizinhança (por exemplo, música alta e latidos de cachorros);
  • Televisão ligada.

Desafios técnicos

As dificuldades técnicas são mais um obstáculo para o treinamento de colaboradores à distância. Nem sempre os funcionários possuem uma internet de boa qualidade, interferindo no acompanhamento apropriado da capacitação. 

Vale citar também que equipamentos eletrônicos podem apresentar defeitos em cima da hora, tornando necessário adiar sessões de treino. Além disso, ainda há o risco de que a plataforma escolhida sofra com instabilidades momentâneas.

Apesar de todos esses desafios, praticando as ações corretas ainda existe a possibilidade de conseguir fazer um treinamento remoto bem-sucedido. Saiba mais sobre isso no tópico seguinte. 

4 dicas para fazer um treinamento remoto de colaboradores bem-sucedido

Confira 4 dicas práticas que auxiliam a atingir resultados satisfatórios durante o treinamento remoto de colaboradores. 

Faça um cronograma de treinamento eficaz

A primeira dica é elaborar um cronograma detalhado sobre as atividades que serão feitas durante o período de treino, levando em consideração os objetivos que deseja alcançar em cada etapa. Dessa forma, é possível determinar qual é o melhor modo de funcionamento da capacitação, podendo ser:

  • Síncrono: o instrutor e alunos precisam estar conectados simultaneamente, sendo mais parecido com a dinâmica de uma sala de aula presencial. Entre as vantagens desse método, encontra-se a maior facilidade de engajamento da turma. 
  • Assíncrono: nesse caso, o conteúdo é disponibilizado por meio de uma plataforma e os colaboradores podem acessar a qualquer momento. Normalmente, cada atividade possui um prazo para conclusão. O benefício é que o funcionário pode aprender em seu próprio ritmo, revisando os materiais quando necessário. 

Defina o processo de suporte

Seja qual for o método escolhido, é necessário planejar e comunicar aos colaboradores como vai funcionar a resposta às dúvidas durante o treinamento remoto. Afinal, os profissionais podem não entender muito bem algum  assunto específico e necessitar de auxílio complementar. 

Além disso, também é útil disponibilizar formas de suporte técnico. Por exemplo, instruções de como utilizar os aplicativos das aulas e o contato de um responsável que possa ajudar os colaboradores com problemas técnicos mais complexos. 

Fique online e ofereça check-ins ou reuniões regulares 

Durante o treinamento remoto de colaboradores é importante que o instrutor demonstre disponibilidade virtual para atender às necessidades dos alunos. Portanto, após cada aula, reserve alguns minutos para ouvir feedbacks e solucionar dúvidas. 

Envolva os alunos 

Para vencer as distrações externas e garantir com que os estudantes realmente tirem proveito da capacitação, é necessário buscar formas de mantê-los envolvidos com o ensino. Ou seja, é preciso estimular o interesse pelo aprendizado do assunto. Isso pode ser feito por:

  • Certificações e prêmios: é provável que alguém se empenhe por algo quando vai obter um resultado visível no final; 
  • Gamificação: usar os conceitos por trás dos jogos para incentivar o aprendizado; 
  • Conexão com pessoas: compreender o perfil dos alunos e usar linguagem e ilustrações que estejam mais próximas da realidade deles; 
  • Diferentes recursos: diversificar os materiais de ensino, por exemplo, textos, figuras, vídeos e áudios.

Escolha uma ferramenta EAD

Por último, com o objetivo de que o treino à distância seja bem-sucedido, é importante escolher antecipadamente uma ferramenta de treinamento EAD que seja capaz de satisfazer plenamente as necessidades da organização. 

Nesse sentido, para uma central de atendimento, pode ser útil procurar por empresas no mercado que disponibilizam plataformas de capacitação personalizadas para esse setor. 

Esse é o caso do Click Desenvolvimento da AeC, que possui o índice de 93% de satisfação geral e oferece diversas funcionalidades que facilitam o aprendizado, como:

  • Gamificação;
  • Storytelling;
  • Realidade virtual 360º;
  • Tutorial e simulador de sistemas;
  • Motion Graphics. 

Então, que tal saber mais sobre essa ferramenta de treinamento remoto de colaboradores? Conheça a AeC e suas soluções!

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